No Dia Mundial do Meio Ambiente, repensar nossas escolhas de consumo se torna ainda mais urgente. No entanto, a indústria da moda, uma das mais poluentes do planeta, tem ganhado novas perspectivas.
Justamente por conta do crescimento de marcas que adotam práticas sustentáveis. Da defesa das técnicas de upcycling, por exemplo, vem ganhando destaque como uma ferramenta criativa e necessária. Entretanto, em um cenário onde o greenwashing se torna cada vez mais comum, identificar marcas verdadeiramente comprometidas exige atenção.
Por isso, o uso de matérias-primas recicladas ou naturais, transparência na cadeia de produção e redução de resíduos, são apenas alguns dos fatores essenciais que categorizam uma marca de moda sustentável.
Contudo, ser sustentável não depende apenas das marcas. Optar por peças de segunda mão, e alugar roupas para eventos, por exemplo, são atitudes que prolongam o ciclo de vida dos produtos. Dessa forma, o descarte precoce deixa de ser uma prática popularizada.
Moda sustentável sim!
ELV Denim
Baseada em Londres, a ELV Denim reinventa o jeans por meio do upcycling. Utilizando 100% de tecidos reciclados nas criações das peças. Com design sofisticado e consciente, a marca evita o descarte em aterros e reforça o valor da reutilização como linguagem estética e política.

House of Marici
Criada em homenagem à herança multicultural da fundadora, a marca de bolsas usa materiais vegetais como alternativa ao couro. Cada peça é produzida com foco na ética ambiental e estilo refinado. O que reforça o luxo com propósito.
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Bite Studios
Fundada em Estocolmo, a Bite (By Independent Thinkers for Environmental Progress) une minimalismo e responsabilidade ambiental. Com apenas 20 modelos atemporais atualizados sazonalmente, a marca aposta em tecidos orgânicos certificados.

Stella McCartney
Pioneira no design ético, a marca nunca utilizou couro ou pele. Sua atuação vai além da estética. Envolvendo diversos tipos de proteção de florestas e busca constante por inovação sustentável no luxo.
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Omnes
Lançada em 2021, busca democratizar a moda sustentável com peças acessíveis. Mas claro, mantendo o padrão e a origem responsável. Com isso, a marca mantém forte controle em sua cadeia produtiva, o que atraiu colaborações como a da atriz Naomie Harris, por exemplo.

Stine Goya
Colorida e alegre, a marca dinamarquesa aposta em estampas únicas, além de produzir somente com tecidos sustentáveis. Dessa forma, Goya investe na redução de resíduos e na inovação de materiais sem abrir mão da identidade visual vibrante.
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Bassike
Fundada na Austrália, aposta na produção local e design atemporal. Com certificações B Corp e Carbon Neutral, a marca une a sofisticação e conforto em peças únicas. Além de, claro, a responsabilidade ambiental desde 2006.

Por fim, com pequenas mudanças, é possível transformar o consumo em uma atitude de impacto positivo. Proporcionando o prolongamento do ciclo de vida das roupas e reduzindo o impacto ambiental.