FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    5 perguntas: Chiara Gadaleta fala sobre o cenário da moda sustentável no Brasil e no mundo
    5 perguntas: Chiara Gadaleta fala sobre o cenário da moda sustentável no Brasil e no mundo
    POR Redação

    Chiara Gadaleta Klajmic é a nossa grande porta voz da moda com design de qualidade associada à sustentabilidade. Stylist, consultora e apresentadora de TV, a ex-modelo criou o projeto Ecoera, importante plataforma de palestras, cursos, oficinas e eventos que dá visibilidade ao setor. Esse ano lançou o Prêmio Ecoera, para contemplar as melhores marcas de moda sustentável do Brasil.

    Com expertise tanto no high fashion – foi modelo de sucesso, fez estilismo no conceituado estúdio Berçot, de Paris, assinou editoriais para as principais revistas de moda do País – e em comércio justo e inclusão social – é responsável por programas nessas áreas em ONGs e cooperativas brasileiras, entre elas o projeto “ Trançados do Uatumã”, uma central de artesanato na Reserva do Uatumã na Amazonia – Chiara responde, a seguir, cinco perguntas sobre moda sustentável no Brasil e no mundo.

    1. O que é preciso para que uma marca de moda seja considerada sustentável?
    Chiara Gadaleta Klajmic:
    O primeiro passo é a tomada de consciência e a vontade de se conectar com as questões sociais e ambientais de forma legítima e duradoura. Na prática uma marca conectada possui atributos em toda sua cadeia de valor que busquem diminuir impacto negativo no meio ambiente e na sociedade.

    2. Dá para ser sustentável e ter um negócio lucrativo de moda? A matemática é a mesma de um negócio convencional?
    Um dos atributos de um projeto, marca ou produto conectado é ser sustentável economicamente, ou seja, precisa ser lucrativo. O que muda nessa matemática é a transparência com o consumidor e o comércio justo em toda cadeia de produção. A intenção é que todos os elos da cadeia sejam valorizados e respeitados.

    3. A moda sustentável é muitas vezes associada a um produto bem intencionado mas com falta de design apurado e bom acabamento. Considerando o mercado de marcas de moda sustentável hoje no Brasil, o quanto você diria que há de verdade e o quanto de preconceito nessa afirmação?
    Hoje o mercado está 100% consciente de que o design e a qualidade são fundamentais para que um marca /produto sustentável tenha possibilidade de entrar no mercado e se tornar competitivo e principalmente desejável.

    4. O que há de mais legal sendo feito no Brasil de moda sustentável hoje? Quem são as grandes grifes nessa área, que unem sustentabilidade e produto de moda consistente?
    Existem inúmeros exemplos de marcas que já nasceram conectadas e outras que estão em transição, além de linhas com processos mais limpos produzidas por grandes empresas. Alguns cases se sucesso: Insecta Shoes , marca gaúcha de calçados; Catarina Mina, marca cearense de acessórios e dentre as grandes empresas, a Reserva com suas práticas sociais, a Lunelli com sua conexão ambiental e a Dudalina, com seu projeto de descarte da sua cadeia produtiva. O grupo Malwee se fortalece a cada ano com seu plano 2020 de práticas, processos e produtos integrados à sustentabilidade.

    5. E no mundo? Quais são os países ou cidades com as melhores marcas de roupas e acessórios sustentáveis hoje? Você destacaria alguma marca em especial?
    A Europa como um todo está bem avançada em tecnologia e práticas mais justas em toda a indústria de moda, do pré-consumo ao descarte. Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Noruega são dos principais países nesse setor. Nos EUA , o Estado da Califórnia é imbatível em produções valorizando a economia local e os pequenos produtores. Marcas como a Vivienne Westwood com seu Climate Revolution; Christopher Rayburn, um pioneiro na técnica do Upcycling; a Edun, com sua produção em comunidades artesãs africanas são destaques. A dupla From Somewhere é precursora da customização desde 1997. Sem falar da americana Patagonia , uma referência de branding e coleções conectadas com o meio ambiente.

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas