O maior concurso estudantil de moda do país acaba de lançar sua 4ª edição. O Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, parceria entre o movimento Sou de Algodão, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), e a Casa de Criadores, já está com inscrições abertas até 28 de fevereiro de 2026. A notícia da iniciativa ocorreu durante a 56ª edição da Casa de Criadores, em São Paulo.
Com o lema “Aqui a moda começa do zero”, o concurso já revelou nomes que hoje se destacam no cenário nacional, como Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e Guilherme Dutra. O vencedor da edição anterior foi Lucas Caslu. A proposta é oferecer a jovens talentos a oportunidade de desenvolver projetos autorais e sustentáveis utilizando o algodão como matéria-prima principal.
Segundo André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores, o desafio valoriza a diversidade e a inovação. “Queremos mostrar que é possível criar com propósito, usando uma fibra natural produzida no Brasil. O estudante precisa pensar como se estivesse fazendo algo totalmente novo, sem referências prévias”, afirmou.
Quem pode participar
Podem se inscrever alunos do ensino superior reconhecido pelo MEC ou de cursos técnicos cadastrados no SISTEC nas áreas de Moda, Design, Estilismo, Produção, Modelagem, Coordenação de Moda ou Engenharia Têxtil. Em todos os casos, é necessário contar com a orientação de um professor coordenador.
Na edição de 2024, o concurso recebeu mais de 950 trabalhos de diferentes regiões do Brasil, com dez finalistas que trouxeram a identidade cultural e pessoal para suas criações. Para 2026, a expectativa é novamente atrair estudantes de todo o país.
De acordo com Silmara Ferraresi, gestora do movimento Sou de Algodão, a proposta também é destacar a importância da fibra como sinônimo de moda consciente. “O regulamento exige que pelo menos 70% da composição de cada look seja feita com algodão. É uma forma de unir responsabilidade e tendência desde a criação”, explicou.
Etapas e prêmios
As inscrições devem ser feitas no site oficial do Desafio. Nesta edição, só serão aceitos trabalhos individuais, que podem abranger diferentes segmentos: moda masculina, feminina, streetwear, fitness, alta-costura, prêt-à-porter e homewear/loungewear.
A seleção terá três fases. Primeiro, até dez projetos por região do país serão possíveis escolhas, com divulgação prevista para 3 de abril de 2026. Em seguida, uma comissão de jurados apontará um finalista por região, totalizando cinco nomes, que serão anunciados em 15 de julho de 2026.
Esses finalistas apresentarão suas criações em um desfile durante a 59ª Casa de Criadores, no fim de 2026, quando saberão o grande vencedor. Além disso, o premiado passará a integrar o line-up oficial da Casa e terá a chance de lançar uma coleção na edição seguinte, no primeiro semestre de 2027.
Além dessa visibilidade, o campeão receberá R\$ 30 mil e seu professor orientador ganhará uma bolsa de R\$ 10 mil. Ademais, o segundo e o terceiro colocados serão contemplados com tecidos de algodão fornecidos por empresas parceiras.
“Chegar à quarta edição confirma que o Desafio se tornou uma plataforma sólida para revelar futuros nomes da moda brasileira. É a prova de que inovação, criatividade e sustentabilidade podem caminhar juntas desde o início do processo criativo”, concluiu Silmara Ferraresi.