Poucos ícones conseguiram redefinir o guarda-roupa masculino com tanta autoridade quanto Elvis Presley. Ao longo de sua trajetória, o “Rei do Rock” não apenas revolucionou a música, mas também ditou tendências que continuam influenciando o universo fashion até hoje, 16, que marca 48 anos da morte da majestade do gênero.
Na década de 1950, Elvis encantava com um visual sóbrio e, ao mesmo tempo, provocador. Mesmo usando peças comuns como camisas oxford, calças plissadas e mocassins, ele adicionava personalidade com detalhes ousados: mangas dobradas até o bíceps, blazers coloridos, meias estampadas e joias discretas.
Entre os destaques do seu guarda-roupa, a camisa cubana de manga curta tornou-se um verdadeiro símbolo, adotado por muitos após o astro popularizá-la.

O estilo que moldou gerações
Com o tempo, o estilo de Elvis evoluiu junto com sua carreira. Do look rebelde com jaqueta de couro à exuberância dos macacões de Las Vegas, cravejados de pedras e com capas dramáticas, ele nunca teve medo de ousar. Seu visual marcou os anos 1970. Além disso, serviu de referência para nomes como os Beatles, Katy Perry e até a princesa Diana, segundo a Caras Brasil.
Hoje, peças como jeans, camiseta branca e jaquetas de couro — antes exclusivas do vestuário operário — são essenciais no street style graças à influência direta de Elvis Presley. Sua moda permanece atual porque traduz atitude, liberdade e autenticidade. Afinal, estilo atemporal é aquele que atravessa gerações, e nisso Elvis foi, e ainda é, insuperável.

Fabio Namatame, figurinista do musical brasileiro ‘O Rei do Rock’, falou com o FFW sobre as influências do estilo de Presley nos dias atuais. A peça em questão, que estreou em março de 2024, volta para sua turnê pelo país em Brasília, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a partir do dia 12 de setembro, segundo o site oficial do musical.
“Elvis conseguiu ser original não só no seu estilo de música mas também no modo como escolheu seus figurinos para se apresentar em shows. Sempre muito extravagante com proporções de mangas calças de poucas largas brilhos aplicações de pedra de tachas. O que o tornou uma referência e desejo de consumo tanto musicalmente como visualmente”.

Símbolo de rebeldia
Elvis sempre foi um símbolo rebelde, seja por seu estilo musical ou fashion, que transmitia muito de sua personalidade. “O estilo Elvis é presente até hoje nas releituras de época e ele sempre lembrado como ícone dessa época como símbolo da rebeldia e da irreverência”, completa Fabio.
“Seu estilo reflete com certeza a ousadia pessoal por que ele pegou as tendências da época e transformou numa linguagem pessoal que refletia exatamente a exuberância e a irreverência do seu estilo que até hoje é reverenciado e sendo fonte de inspiração não só para os estilistas mas também pelos admiradores da moda em geral”.