A Desmobilia, uma marca que atua no segmento de mobiliário autoral e sustentável, uniu forças com o programa Havaianas reCICLO para apresentar a nova coleção Resola. Esta linha é composta por móveis inovadores, desenvolvidos a partir de borracha reciclada proveniente de chinelos descartados.
O processo de criação da coleção inicia-se com a coleta de chinelos em lojas Havaianas e em cooperativas dedicadas à reciclagem. As peças passam por diversas etapas, incluindo triagem, lavagem e trituração, até que se transforme em uma nova matéria-prima.
Essa metodologia não apenas previne o descarte inadequado, mas também oferece um caráter único às peças, que ostentam fragmentos visíveis da borracha reciclada. Entre os itens disponíveis na coleção, destacam-se uma poltrona, luminárias, mesas laterais, cabideiros, porta-guardas-chuvas e uma banqueta feita completamente de borracha, utilizando mais de 30 pares de solas.
Maria Augusta Bottino, diretora de Sustentabilidade da Alpargatas, empresa responsável pela marca Havaianas, destaca que cada par de chinelos carrega memórias distintas relacionadas a diferentes experiências e locais.

Estética vibrante
Agora, esses produtos são ressignificados em objetos que apresentam uma estética vibrante e um desempenho ambiental otimizado. Além da atratividade visual, essa iniciativa pretende estabelecer alternativas práticas e sustentáveis dentro do design. Sublinhando a importância da economia circular, segundo o Fashion Network Brasil.
Desde sua implementação em 2020, o programa Havaianas reCICLO já conseguiu recolher mais de 450 mil pares de chinelos no Brasil, o que representa aproximadamente 160 toneladas de resíduos. No entanto, atualmente, o programa colabora com mais de 70 cooperativas de reciclagem, beneficiando mais de 3.500 famílias em todo o território nacional.
Ademais, a parceria com a Desmobilia enriquece a missão do projeto ao estruturar uma cadeia circular robusta para a borracha. Convertendo resíduos em novos produtos que possuem potencial comercial.