A Adidas anunciou uma parceria estratégica com a equipe de Fórmula 1 da Audi, um acordo de vários anos que terá início em 2026, coincidindo com a entrada oficial da Audi na categoria de automobilismo.
O projeto da Audi na Fórmula 1 começou a ser desenvolvido em 2022, quando a marca confirmou sua intenção de atuar como fabricante de motores. Atualmente, a equipe compete sob o nome Stake F1 Kick Sauber até o final deste ano. Depois, fará a transição para se tornar oficialmente a equipe Audi F1. Além disso, a Audi firmou um contrato de patrocínio com a Revolut no final de julho.
Produtos funcionais
A parceria voltada para vestuário abrangerá as duas marcas, que compartilham uma herança alemã, com o objetivo de desenvolver equipamentos personalizados e de alto desempenho para os pilotos da Audi, Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto, além de engenheiros, mecânicos e outros membros da equipe. O foco será criar “produtos funcionais” que ajudem os envolvidos a atingir seu “máximo desempenho” nas pistas.
Ver essa foto no Instagram
Uma coleção exclusiva resultante da colaboração entre a Audi e a Adidas está prevista para ser lançada em fevereiro, antes do início da temporada de 2026. A Audi destacou que essa parceria irá unir “designs elegantes” com “tecnologia inovadora” da Adidas, incluindo linhas de vestuário, calçados e acessórios que estarão disponíveis globalmente antes da primeira corrida do ano.
Esta é a segunda parceria da Adidas no setor de vestuário esportivo. A primeira foi com a Mercedes, que firmou um acordo com a empresa alemã após encerrar sua colaboração com a Tommy Hilfiger neste ano, segundo o WWD.
União de longo prazo
Jonathan Wheatley, chefe da equipe Sauber e futuro líder da equipe Audi, comentou que o acordo proporciona à Adidas uma participação no crescimento da equipe desde o início. Também permite uma conexão com uma nova geração de fãs. Wheatley também afirmou que anunciar o acordo antes do início da temporada de 2026 demonstra a intenção de longo prazo das empresas. Enquanto a equipe Audi F1 constrói sua identidade de marca desde suas bases, a Adidas será um dos co-criadores desse processo.
O objetivo maior da Audi é estabelecer uma marca que se torne um “ícone cultural”, ressoando muito além das pistas. Por fim, Wheatley acrescentou que as duas companhias pretendem criar uma narrativa mais ampla envolvendo suas marcas para transcender o universo das corridas. A Audi busca se tornar sinônimo de uma marca de estilo de vida progressiva e voltada para performance.