FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Alaïa e as mulheres: as modelos, cantoras e celebridades que marcaram a trajetória do estilista
    Alaïa e as mulheres: as modelos, cantoras e celebridades que marcaram a trajetória do estilista
    POR Redação

    Um dos grandes mestres da moda, Azzedine Alaïa morreu aos 77 anos em Paris. Ele é famoso não apenas por seu talento único, mas também por sempre desafiar as regras do sistema da moda e por sua amizade duradoura com muitas modelos e estrelas pop.

    Ele apadrinhou a carreira de Naomi Campbell e praticamente de todas as super modelos da época, como Linda Evangelista e Carla Bruni. Trabalhou e conviveu com estrelas pop como Madonna, Lady Gaga e Rihanna e o que víamos era muito mais do que uma imagem de tapete vermelho ou uma selfie da pessoa com o look de Azzedine. Elas gostavam era de mostrar fotos que exibiam um mestre em ação, usando suas mãos para acertar os últimos detalhes do look.

    Isso porque Alaïa sempre amou as mulheres e dedicou sua vida à elas. Seus vestidos são notoriamente sexy, mas nunca vulgares. Ele focou seu trabalho nas formas femininas, como vemos no famoso vestido Bandelette, criado a partir de tiras elásticas (veja foto da Linda Evangelista abaixo). “Há apenas uma única razão para eu estar na moda: fazer a mulher ser ainda mais linda. Se este não for o caso, então não há porque eu criar qualquer coisa”, ele dizia.

    Alaïa não anunciava sua marca, não participava de semanas de moda, recusou a condecoração French Legion of Honor três vezes, criava e mostrava suas coleções no seu tempo. Ainda assim, foi um dos nomes mais influentes da história da moda, criando roupas que eram chamadas de masterpiece, não apenas por quem vestia, mas por outros entendidos do mercado. Como disse Riccardo Tisci, ele foi o estilista que não se influenciou por ninguém, mas influenciou todo mundo.

     

    Grace Jonesazzedine-alaia-and-grace-jones-1987 A cantora apareceu em uma premiação de moda em 1987 usando um vestido de Alaïa – e acompanhada pelo próprio estilista. A peça – de seda e com capuz – até hoje é uma das mais icônicas da história de Azzedine.

    Naomi Campbell

    Dear papa , I was blessed in my life to meet you and for your embrace at 16 ,so many wonderful memories of you through out our journey together . I got to experience what it was like to be around a Genius !!! You taught me and opened my eyes to so many things in life , and how to strive for perfection , as you were PERFECTION and UNIQUE and will always be . No one understood the body of a woman more than you . That made us feel good about ourselves inside out . You did all the fatherly duties my unknown father should have . You ignited happiness to all whom were around you , from dancing in the kitchen to playing practical jokes . You protected me and loved me unconditionally . Im eternally , grateful to you the day you picked up the phone and called my mother to tell her you were taking me in . Papa until we meet again on the other side , I know you will continue to guide me , and always be in my heart . May you Rest In Peace I love you papa Ta Fille Naomi 💔🙏🏾. Thank you for all the condolences I have received 🙏🏾

    A post shared by Naomi Campbell (@iamnaomicampbell) on

    Naomi conheceu Azzedine bem no começo da carreira, quando tinha apenas 16 anos. Ele praticamente adotou a modelo, ofereceu conselhos, orientação e amizade. Até o dia de sua morte, Naomi o chamou de “papa” e mandava mensagens de feliz dia dos pais.

    + Azzedine Alaia morre aos 77 anos em Paris

    Suzy Menkes

    A master has left us. Azzedine Alaia, artist craftsman, designer and friend is gone. A sad ending to year 2017.

    A post shared by Suzy Menkes (@suzymenkesvogue) on

    Suzy também foi uma grande amiga do estilista e acompanhou seu trabalho desde o início. Em seu perfil no Instagram, dá para sentir sua emoção ao reportar a morte de Alaia e nos outros 18 posts que ela publica em homenagem à ele.

    Lady Gagalady-gaga-2015   A cantora usou um vestido feito especialmente para ela na cerimônia do Oscar em 2015. No Instagram, ela escreveu: “um verdadeiro gênio não somente na moda, mas em seu coração. Ele era o rei e tinha os mais altos níveis de design e ética. Eu ficava boba de observar ele fazendo cada peça com as mãos, seus dedos tocando o tecido como se fosse um poema”. Ela postou três fotos em que aparece ao lado dele.

    Farida Khelfa screen-shot-2017-11-21-at-11-32-38-am Farida Khelfa foi uma grande musa não só de Alaïa, mas também de jean Paul Gaultier e Mugler. Ela começou a ficar conhecida nos anos 80, quando chamou a atenção do fotógrafo Jean-Paul Goude, que a apresentou a Azzedine. Imediatamente ele ficou intrigado pela beleza não convencional de Farida e começou ali uma grande amizade e parceria profissional. Na foto acima, ela escreve a legenda: “nunca mais vou te levar nos meus braços novamente”.

    Linda Evangelistaalaia-lainda A super modelo era adorada por Alaïa, que vestiu nela muitas de suas criações conhecidas por esculpir o corpo feminino. Linda fez inúmeros desfiles e fazia parte do seleto grupo de modelos com quem o estilista cultivou uma amizade profunda. “Sempre amei trabalhar com Linda. Nós éramos como uma família e praticamente vivíamos juntos durante os desfiles”, ele disse em uma entrevista. Linda também fez um post carinhoso em seu perfil no Instagram, sentimento compartilhado pelas outras supers, como Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Christy Turlington e Stephanie Seymour.

    Kim Kardashianscreen-shot-2017-11-21-at-12-07-44-pm A estrela pop que muitos estilistas ignoraram no início sempre foi acolhida por Alaïa. Ela é uma das celebridades atuais que mais vestem as peças da marca, de peças para o dia a dia a vestidos de Alta Costura. Ela disse em entrevistas que o estilista entende a anatomia do corpo feminino como ninguém. Quando a exposição em homenagem ao estilista abriu em Paris, ele levou Kim para uma visita guiada por ele. Nos poucos shows que o estilista fez recentemente, Kanye e Kim estavam sempre na primeira fila.  “Simplesmente o melhor! Não há ninguém como você. Foi uma honra de conhecer”, postou no Instagram.

    Madonnamadonna Essa foto de Madonna com Alaïa feita por Steven Meisel no final dos anos 80 é uma das mais famosas da cantora nessa época e foi repostada por ela no anúncio de sua morte.

    Carla Sozzani0-carla-sozzani-alaia-07

    Irmã de Franca Sozzani, Carla é dona de um dos principais espaços de moda em Milão, o 10 Corso Como e também fundadora da galeria que leva seu nome e que expõe trabalhos de grandes fotógrafos e artistas, muitas vezes ligados à moda. Muito amiga de Alaia, ela já exibiu sua coleção particular em um dos espaços do estilista no bairro do Marais, em Paris.

    Não deixe de ver
    FFW Sounds: A força criativa de Zé Ibarra, da MPB à experimentação sonora contemporânea
    Impala lança nova coleção POV em collab com influencers da geração Z
    Vicky Krieps é a nova embaixadora da Bottega Veneta e estreia look poderoso em Veneza
    Farm Etc lança collab com a Zee.Dog com coleção de acessórios para pets
    Tommy Hilfiger escala Jisoo, estrela do k-pop, para campanha de outono
    H&M abre seguna loja no Brasil no Shopping Anália Franco
    Collab entre FORA x SML transforma cerâmica em óculos fashionistas; confira os detalhes
    Muito além do esporte! Nike pergunta ‘Why Do It?’ e vira o jogo com nova campanha global
    Chanel anuncia apoio à filme estrelado por Angelina Jolie, ‘Couture’, com locação e maquiagem
    Niina Secrets aposta em tons terrosos como clássicos em nova linha: ‘Tendência em coleção real’