Um dos grandes mestres da moda, Azzedine Alaïa morreu aos 77 anos em Paris. Ele é famoso não apenas por seu talento único, mas também por sempre desafiar as regras do sistema da moda e por sua amizade duradoura com muitas modelos e estrelas pop.
Ele apadrinhou a carreira de Naomi Campbell e praticamente de todas as super modelos da época, como Linda Evangelista e Carla Bruni. Trabalhou e conviveu com estrelas pop como Madonna, Lady Gaga e Rihanna e o que víamos era muito mais do que uma imagem de tapete vermelho ou uma selfie da pessoa com o look de Azzedine. Elas gostavam era de mostrar fotos que exibiam um mestre em ação, usando suas mãos para acertar os últimos detalhes do look.
Isso porque Alaïa sempre amou as mulheres e dedicou sua vida à elas. Seus vestidos são notoriamente sexy, mas nunca vulgares. Ele focou seu trabalho nas formas femininas, como vemos no famoso vestido Bandelette, criado a partir de tiras elásticas (veja foto da Linda Evangelista abaixo). “Há apenas uma única razão para eu estar na moda: fazer a mulher ser ainda mais linda. Se este não for o caso, então não há porque eu criar qualquer coisa”, ele dizia.
Alaïa não anunciava sua marca, não participava de semanas de moda, recusou a condecoração French Legion of Honor três vezes, criava e mostrava suas coleções no seu tempo. Ainda assim, foi um dos nomes mais influentes da história da moda, criando roupas que eram chamadas de masterpiece, não apenas por quem vestia, mas por outros entendidos do mercado. Como disse Riccardo Tisci, ele foi o estilista que não se influenciou por ninguém, mas influenciou todo mundo.
Grace Jones A cantora apareceu em uma premiação de moda em 1987 usando um vestido de Alaïa – e acompanhada pelo próprio estilista. A peça – de seda e com capuz – até hoje é uma das mais icônicas da história de Azzedine.
Naomi Campbell
Naomi conheceu Azzedine bem no começo da carreira, quando tinha apenas 16 anos. Ele praticamente adotou a modelo, ofereceu conselhos, orientação e amizade. Até o dia de sua morte, Naomi o chamou de “papa” e mandava mensagens de feliz dia dos pais.
+ Azzedine Alaia morre aos 77 anos em Paris
Suzy Menkes
Suzy também foi uma grande amiga do estilista e acompanhou seu trabalho desde o início. Em seu perfil no Instagram, dá para sentir sua emoção ao reportar a morte de Alaia e nos outros 18 posts que ela publica em homenagem à ele.
Lady Gaga A cantora usou um vestido feito especialmente para ela na cerimônia do Oscar em 2015. No Instagram, ela escreveu: “um verdadeiro gênio não somente na moda, mas em seu coração. Ele era o rei e tinha os mais altos níveis de design e ética. Eu ficava boba de observar ele fazendo cada peça com as mãos, seus dedos tocando o tecido como se fosse um poema”. Ela postou três fotos em que aparece ao lado dele.
Farida Khelfa Farida Khelfa foi uma grande musa não só de Alaïa, mas também de jean Paul Gaultier e Mugler. Ela começou a ficar conhecida nos anos 80, quando chamou a atenção do fotógrafo Jean-Paul Goude, que a apresentou a Azzedine. Imediatamente ele ficou intrigado pela beleza não convencional de Farida e começou ali uma grande amizade e parceria profissional. Na foto acima, ela escreve a legenda: “nunca mais vou te levar nos meus braços novamente”.
Linda Evangelista A super modelo era adorada por Alaïa, que vestiu nela muitas de suas criações conhecidas por esculpir o corpo feminino. Linda fez inúmeros desfiles e fazia parte do seleto grupo de modelos com quem o estilista cultivou uma amizade profunda. “Sempre amei trabalhar com Linda. Nós éramos como uma família e praticamente vivíamos juntos durante os desfiles”, ele disse em uma entrevista. Linda também fez um post carinhoso em seu perfil no Instagram, sentimento compartilhado pelas outras supers, como Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Christy Turlington e Stephanie Seymour.
Kim Kardashian A estrela pop que muitos estilistas ignoraram no início sempre foi acolhida por Alaïa. Ela é uma das celebridades atuais que mais vestem as peças da marca, de peças para o dia a dia a vestidos de Alta Costura. Ela disse em entrevistas que o estilista entende a anatomia do corpo feminino como ninguém. Quando a exposição em homenagem ao estilista abriu em Paris, ele levou Kim para uma visita guiada por ele. Nos poucos shows que o estilista fez recentemente, Kanye e Kim estavam sempre na primeira fila. “Simplesmente o melhor! Não há ninguém como você. Foi uma honra de conhecer”, postou no Instagram.
Madonna Essa foto de Madonna com Alaïa feita por Steven Meisel no final dos anos 80 é uma das mais famosas da cantora nessa época e foi repostada por ela no anúncio de sua morte.
Carla Sozzani
Irmã de Franca Sozzani, Carla é dona de um dos principais espaços de moda em Milão, o 10 Corso Como e também fundadora da galeria que leva seu nome e que expõe trabalhos de grandes fotógrafos e artistas, muitas vezes ligados à moda. Muito amiga de Alaia, ela já exibiu sua coleção particular em um dos espaços do estilista no bairro do Marais, em Paris.