A última edição do SPFW marcou o aniversário de 15 anos de evento, além de 15 anos de história e evolução da moda brasileira. Muitas coisas aconteceram e o Portal FFW foi atrás de opiniões de gente do meio para saber: O que você espera da moda para os próximos 15 anos?
Confira as respostas _super variadas_ abaixo!
Lula Rodrigues, editor de moda
>> Espero que continuemos sempre aguardando pela próxima estação, que o glamour não acabe, que os desfiles de moda não acabem (mesmo com todas as tecnologias) e que sempre digamos “Fashion is my passion” (moda é minha paixão).
Erika Palomino, editora de moda
>> Espero que esteja mais democrática, que as pessoas tenham mais acesso, possam comprar mais, ousar mais e que cada vez mais elas possam se expressar pela roupa.
Vivian Whiteman, editora de moda da Folha de S. Paulo
>> Espero que daqui 15 anos a moda reflita um mundo diferente. Mas a gente precisa mudar o mundo antes de mudar a moda.
Vitor Angelo, jornalista
>> Espero que saia da plataforma do marketing e entre na plataforma da cultura, e para isso precisa haver crítica, trabalhos críticos, redistribuição de poder e menos cópia.
Laura Artigas, jornalista
>> Queria que os meios de produção fossem sustentáveis, não só ecologicamente, mas socialmente sustentáveis também. Que as pessoas prestem mais atenção em como as coisas são feitas, nos fast-fashions por exemplo. E que as mulheres usem mais a criatividade na hora de se vestir.
Arlindo Grund, apresentador do programa “Esquadrão da Moda”
>> Acho que não vamos ter roupas, só uma película protetora que vai esquentar quando fizer frio e esfriar quando fizer calor! Mas a moda é cíclica, né, a gente sempre resgata algo que já foi feito, não tem mais o que criar.
Adriana Yoshida, editora criativa da revista Capricho
>> Espero uma moda mais democrática, e que os sêniors tenham maneiras de se expressar na moda, que é uma coisa muito legal. Quero ser uma velhinha fashion!
Thaís Losso, estilista e colunista de moda
>> Uma moda brasileira mais barata!
Alcino Leite Neto, editor do Publifolha
>> Espero a constituição de grandes marcas do Brasil com prestígio aqui dentro e fora do país, e que possam rivalizar com a grande moda européia.
Sylvain Justum, editor de moda
>> Eu gostaria que daqui 15 anos voltássemos aos 15 anos atrás de hoje, no sentido romântico da coisa. Me incomoda um pouco esse lado muito business e muito comercial. Quero mais sonho, mais criação e menos negócio. Perde um pouco o encanto.
Kika Brandão, produtora de moda da Alfa
>> Espero mais simplicidade e objetividade na moda.
Glória Kalil, do site Chic
>> As mudanças vão depender da tecnologia têxtil, porque em questão de formas e comprimentos tudo já foi feito, então as surpresas virão da tecnologia têxtil.