por Paula Rita Saady, em Paris
Chanel é um dos símbolos máximos do luxo que leva as mulheres à loucura. Já na porta do Grand Palais, onde aconteceu o desfile essa manhã (04.10), havia uma grande quantidade de fãs, clientes e jornalistas vestidas com a marca da cabeça aos pés. E as bolsas? Com a maior densidade demográfica de bolsas da grife, todos os modelos e tamanhos possíveis desfilavam na entrada e na sala de desfiles.
Qual a mágica da Chanel? “A figura de Coco, símbolo da self made woman, e a excentricidade misteriosa de Karl”, explicou uma das clientes-total-look que estava na plateia.
O Grand Palais foi transformado em universo subaquático, com direto a conchas, corais, areia e até cavalos marinhos. Tudo em branco, uma das cores emblemáticas da casa. Um desfile de sereias como sugeria o convite? Lagerfeld desmente: “Eu evitei especialmente as sereias, porque a princípio, elas não existem. Minha inspiração foram as plantas aquáticas, algas e peixes”.
O resultado foram os tecidos iridescentes, perolados e com aplicações de escamas. Muitas das peças tinham um ar de plastificado. Os mini cocktail dresses e variações do clássico tailleur vieram em verde ou rosa aquarelados; já os biquinis foram usados com capa de chuva transparente.
Segundo Karl Lagerfeld, esses foram os looks mais leves que ele já fez, literalmente. Uma das marcas mais copiadas do mundo, a Chanel se diferencia pelos materiais de alta tecnologia, com tramas guardadas à sete chaves. “O segredo está nos materiais, uma mistura secreta de polyester, fibra de vidro, nylon e até papel, mas não posso falar mais”, explicou o estilista.
Como em todo o fundo do mar, especialmente se for Chanel, as pérolas estavam em tudo: nos cabelos, nas aplicações, nos botões, nos acessórios e no corpo. Destaque para as pérolas que desenhavam uma linha sobre a coluna vertebral de algumas modelos — muito sexy! Na plateia: Uma Thurman, Alexa Chung, Clémence Poésy, Rachel Zoe, Florence Welch, Inès de La Fressange, Terry Richardson e Baptiste Giabiconi, muso da marca que virá ao Brasil em breve. Um espetáculo!