Todos os detalhes do show de Bad Bunny no Super Bowl XL
Todos os detalhes do show de Bad Bunny no Super Bowl XL
A apresentação de Bad Bunny no Super Bowl na noite de domingo (08.02) em São Francisco foi histórica por muitos motivos. O artista trouxe um pedaço não só de Porto de Rico, mas de toda a América Latina para o maior palco do mundo.
O primeiro artista latino a se apresentar solo no Half Time do esporte de maior audiência dos Estados Unidos fez do palco um manifesto cultural latino americano onde cada detalhe celebrava a história e valores das comunidades latinas.
Leia nossa análise cultural e cada detalhe da rica performance de Bad Bunny no Super Bowl que foi muito além da música.
1. Bad Bunny entrou no palco atravessando plantações e revelando os trabalhadores rurais nas plantações de canal de açúcar homenageando toda a cultura rural que permeia o país e sua cultura.
Para cantar El Apagón (literalmente Apagão), ele perfurou pendurado em posts com fiações expostas, dessas instalações antigas como vemos pelas ruas do Brasil. Um símbolo do descaso da política publica que gera constantes quedas de energia nas ruas de Porto Rico. Alguma semelhança conosco?
2. “Meu nome é Benito Antonio Martínez Ocasio e hoje estou aqui no Super Bowl por que nunca, nunca deixei de acreditar em mim e você também deveria acreditar em você.”
O garoto que recebe o Grammy das mãos de Bad Bunny, na sala com sua família, representa o jovem Benito que um dia sonhava em ser artista.

3. A cena do garoto dormindo em 3 cadeiras na festa de casamento é pura cultura latina.
Quem, quando criança, nunca caiu no sono assim, ajeitado em cadeiras, enquanto seus pais se divertiam por horas na pista de dança?
4. O design do palco:
Menos pirotécnico e mais vida real, trouxe para o campo além das plantações de cana, a Casita rosa, bodegas e lojas de convivência tradicionais semelhantes as que estão espalhadas por todos os Estados Unidos, muitas delas comandadas por imigrantes latinos. No corpo de baile, uma celebração da cultura e estilos latinos, dos detalhes das unhas à sensualidade do styling, exatamente como somos.

5.“A única coisa mais poderosa que o ódio é o amor”
A festa de casamento – essa celebração do amor – que aconteceu no palco foi real! Os noivos convidaram Bad Bunny para seu casamento e Benito os convidou para casar no palco do Super Bowl.

6. As participações especiais incluiram Lady Gaga que cantou Die With Smile e terminou dançando salsa com Benito, e Ricky Martin. O cantor porto-riquenho entrou no palco sentado nas cadeiras de plástico eternizadas na capa do disco DeBí TiRaR MáS FoToS.


7. Na Casita rosa, segundo palco presente na tour que chega ao Brasil dia 20 de fevereiro, estavam artistas e celebridades latinas como Pedro Pascal, Cardi B, Jessica Alba, Karol G e Young Miko.

8.“Deus abençõe a América: digo Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Equador, Peru, Brasil, Colômbia, Venezuela, Panamá, Honduras, Guatemala, El Salvador, República Dominicana, Jamaica, Antilhas, Cuba, México, Estados Unidos, Canadá e meu país Porto Rico.”

9. O setlist do show:
Tití Me Preguntó
Yo Perreo Sola
EoO
VOY A LLeVARTE PA PR
MONACO
Die With A Smile (Salsa Version)
BAILE INoLVIDABLE
NUEVAYoL
LO QUE LE PASÓ A HAWAii
El Apagón
CAFÉ CON RON
DtMF
10. Tudo isso foi assistido pelas maiores estrelas do show bizz americano atual: Kim Kardashian, Travis Scott, Justin e Hailey Bieber, Kendall Jenner, Tyler, The Creator, Lewis Hamilton entre tantos outras celebridades.
