FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Palestra do portal WGSN antecipa os caminhos da temporada 2012/2013
    Palestra do portal WGSN antecipa os caminhos da temporada 2012/2013
    POR Camila Yahn

    Andréa Bisker e Katie Sturch na palestra do WGSN no Shopping Iguatemi ©Fernando Godoy

    A palestra do WGSN, um dos portais de tendências mais consultados do mundo, aconteceu na terça-feira (24.01) no Shopping Iguatemi, ministrada pela diretora do portal na América Latina, Andréa Bisker, com a presença de Katie Sturch, editora sênior no Reino Unido e especialista em tendências direcionadas ao varejo, dando as diretivas para as temporadas de 2012/2013, assim como inspirações artísticas divididas por grupos de tendências. Acompanhada por vídeos expressivos de cada grupo de tendências, a manhã que começou cedo na sala do Cinemark se tornou uma das mais inspiradoras da temporada de moda Inverno 2012, para quem quisesse entender melhor como o comportamento e a cultura podem influenciar a construção de uma coleção e a vontade do consumidor em querer espelhar na sua maneira de vestir o sinal dos tempos em que vive.

    As tendências para a Primavera/Verão 2013 foram divididas por Katie em três grandes grupos macro:

    1.Idiomatic (“idiomático”)
    2.Wonderlab (“laboratório fantástico”)
    3.Story of Now (“história do agora”)

    O casaco inspirado nas touradas, Jeremy Scott para Adidas; e Laduma Ngxokolo inspirado na tribo Xhosa ©Reprodução

    O grupo de tendências Idiomatic (“idiomático”), como o próprio nome indica, trata de valorizar a riqueza das diferentes culturas locais. “Ser provinciano é cool” foi uma das frases de abertura do vídeo que apresentava esta tendência, que contou com a trilha sonora do sertanejo mais traduzido dos últimos tempos, “Ai, se eu te pego” de Michel Teló. Nada mal para as nove e meia da manhã de uma terça-feira. O que o vídeo e a música queriam expressar era a valorização da essência de uma cultura (o sertanejo, no caso) e a reação das pessoas a mesma.

    As tribos de consumidores desta tendência são chamadas de New Wave Culturalists (“culturalistas nova onda”) e valorizam não só a cultura, como a produção e o conteúdo local. A globalização deixa de ser o inimigo e permite que o local se inspire e floresça de acordo com as tendências globais.

    As cores vão ser mais pasteis e cores mais frias, que vão ser a paleta para estampas listradas e vibrantes, em peças de algodão que mostrem a trama com que foram realizadas. Estas cores são aplicadas a peças com cortes mais retrô, inspiradas em tribos, culturas e tradições locais.

    O perfume molecular Molecule 01; e os tecidos Sci-tech Chanel Primavera/Verão 2012 ©Reprodução

    O segundo grupo de tendências é o Wonderlab (“laboratório fantástico”). A frase que marca esta tendência é “ciência é cool”. E não só é cool, como valoriza o conhecimento raro sobre alguma coisa ou assunto e caracteriza isso como um luxo só permitido aos mais interessados, que procuram marcas e peças sustentáveis.

    A extrema valorização do conhecimento resulta em procurar e ver beleza no inesperado e no desconhecido, com inspirações em radiografias cerebrais, vírus e moléculas para criar as estampas aplicadas em um look mais sportswear. As silhuetas são clean e modernas e muitas vezes realizadas em tecidos metalizados cuja cor é difícil de identificar.

    Os consumidores desta tendências são chamados de Democtratic Hedonists (“hedonistas democráticos”), que procuram e aprendem a viver em novos estilos de vida, buscando conhecimentos raros e inspirados em comportamentos Sci-Tech – que une tecnologia e ciência.

    O vestido inspirado em papel de parede com fita adesiva de Vanessa Bruno Primavera/Verão 2012; e a arte de rua em Berlim ©Reprodução

    O terceiro grupo de tendências, Story of Now (“história do agora”), valoriza o real e contemporâneo de uma forma que nunca vimos. Diferente do carpe diem que vivíamos até hoje, pautado por um “a vida é agora” quase obrigatório, esta tendência assenta na valorização de tudo o que é real, do bonito ao feio, do normal ao estranho, vendo beleza em tudo o que existe. Desta forma, encontramos uma valorização de roupas “entediantes” do dia-a-dia, que caminham para um minimalismo urbano e mundano. Os cortes clássicos voltam a ser utilizados como forma de exaltação do look urbano, que procura inspiração na arte de rua de Berlim e na pós-modernidade.

    Os consumidores desta tendência são os Reality Worshippers (“veneradores da realidade”), que celebram o real e o mundano e querem transmitir isso na forma de vestir e estar na vida.

    Como brinde final, Katie presenteou-nos com o vídeo de Frank Ocean, Novocane, como representante das tendências apresentadas e como elas são refletidas em outras áreas.

    Não deixe de ver
    Lenços: Veja como estilizar o acessório do momento nos looks do dia a dia
    Look de Rihanna
    Louis Vuitton no mercado: Rihanna prova que qualquer ocasião é perfeita para uma it-bag
    Saint Laurent aposta em ‘Californication’ para campanha de verão 26 de Anthony Vaccarello
    Estilo de Margot Robbie na turnê de 'Wuthering Heights'
    Estilo Margot Robbie: H&M lança coleção inspirada nos looks de ‘Wuthering Heights’
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ inspira a paleta de cores na Semana de Moda de NY; saiba como
    Emma Stone reinventa o look formal no almoço do Oscar com all black ousado
    Musa na passarela! Gigi Hadid abre o desfile da Ralph Lauren com dois looks em NY
    Andy de volta? Anne Hathaway desfila glamour em primeira fila do desfile da Ralph Lauren
    Wagner Moura celebra indicação ao Oscar com look roxo da Zegna em almoço oficial
    Guia de estilo: 3 jeitos de combinar bota e jeans com os truques favoritos das estrelas