FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Saiba tudo sobre o Crowdfunding, novíssimo movimento cultural
    Saiba tudo sobre o Crowdfunding, novíssimo movimento cultural
    POR Redação

    Você já ouviu falar em Crowdfunding? É um novo movimento, que chegou ao Brasil recentemente e está fazendo muita coisa legal acontecer. O CF é uma espécie de coletivo temporário que levanta fundos para realizar um projeto, através de mobilização nas redes sociais e sites especializados onde coletam incentivadores para tirar boas ideias do papel.

    A forma de financiamento é nova. Nos Estados Unidos existe desde 2009, iniciada com o Kick Starter, página que levanta fundos para realizações artísticas e culturais e já conseguiu colocar em prática mais de 40 mil ideias e levantou cerca de 40 milhões de dólares. No Brasil, é mais jovem ainda, o primeiro site de Crowdfunding, o Catarse, foi lançado oficialmente em janeiro deste ano.

    sea-pony-couture-sxsw-kickstarter-crowdfunding

    A marca Sea Pony Couture desfilou no “Style X”, no festival SXSW, com ajuda do Kickstarter ©Reprodução

    Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o Catarse colocou 20 projetos no ar, desses, cinco foram realizados, oito já tiveram o prazo expirado, três não atingiram a cota necessária e tiveram de devolver o dinheiro aos apoiadores. Quem apresentou a conta para o FFW foi Luís Otávio Ribeiro, um dos idealizadores do site.

    O foco principal do Catarse é colocar em prática ideias ligadas a cultura, jornalismo e empreendedorismo. “São áreas de capitalização difícil, projetos pequenos que não conseguem levantar grana, é aí que a gente entra”, explica Ribeiro, que considera amplo o foco do site. “Na cultura a gente aceita projetos em música, cinema, dança, moda…”, enumera. Entre as realizações, estão um espetáculo de dança inspirado nos filmes de Quentin Tarantino _que ffará uma temporada de três dias em Porto Alegre, em maio_ e uma loja que torna possível que designers, artistas e amadores a possibilidade de reproduzir sua arte em vários suportes, de bolachas de chopp a sandálias do tipo Crocs.

    Um dos projetos financiados pelo Catarse, foi um espetáculo de dança baseado nos filmes de Tarantino

    Quem resolveu usar o Crowdfunding para fazer as coisas acontecerem foi o Queremos. O site não funciona com a reunião de projetos para serem financiados, o que eles querem é trazer shows bacanas para o Rio de Janeiro, levantando com os fãs o dinheiro necessário para produzir os concertos. Belle & Sebastian, Miike Snow, LCD Soundsystem, Vampire Weekend, Mayer Hawthorne e Two Door Cinema Clube já pousaram em solo carioca por causa do Queremos entre o fim do ano passado e o início deste ano. Os dois primeiros desafios de 2011 lançados pelo coletivo já conseguiram sucesso: nos dias 7 e 8 de abril os cariocas poderão assistir aos shows de Miami Horror e The National, respectivamente. E tem mais, quem ajuda a trazer a banda, recebe reembolso do valor da colaboração e assiste ao show de graça.

    cartaz-queremos-crowdfunding

    LCD Soundsystem e Belle & Sebastian estão entre os shows produzidos pelo Queremos ©Reprodução

    Outra proposta é o Movere.me. O caçula tem uma pegada parecida com a do Catarse, de apostar em projetos culturais. O site nasceu no início deste mês, mas o projeto é mais antigo. “O movere.me surgiu por conta das nossas necessidades como autores e incentivadores. Eu queria dar início a uma editora, diferente do padrão encontrado, onde as pessoas decidiriam se o livro seria ou não publicado. Isso foi em 2009. Comecei a fazer pesquisas sobre modelos de negócio parecidos com esse e conheci o Crowdfunding”, conta um dos idealizadores do Movere.me, Bruno Pereira, que logo se juntou com Thiago Fontes e Enzo Motta para fazer o Movere.me funcionar.

    Fazer o Crowdfunding funcionar ainda é novo, mas as iniciativas de economia criativa têm crescido. Nos Estados Unidos, a taxa de sucesso dos projetos feitos a partir do financiamento coletivo é cerca de 50% e conta com a curadoria de instituições como o YouTube para levar aos sites de Crowfunding um volume maior de projetos em busca de financiamento. A ideia deve chegar logo ao Brasil, pelo menos já está nos planos de Luís Otávio e a equipe do Catarse. “Queremos trazer os projetos mais legais do Brasil pra dentro do Catarse, e assim, ter uma taxa de sucesso maior. Estamos tentando fechar parcerias com organizações como a Casa da Cultura Digital e o Circuito Fora do Eixo”, avisa.

    Então agora você já sabe: para trazer músicos, peças, criar festivais, fazer revistas e fanzines e mostras contate o movimento de CF da sua área ou então… crie um!

    Não deixe de ver
    M.A.C Cosmetics anuncia Doja Cat como embaixadora global da marca
    Apple revela iphone 17 com versão ultrafina, novas câmeras e cor laranja, com Dua Lipa como garota propaganda
    Bershka e Ecko Unltd. apresentam nova collab que exala streetwear e nostalgia; confira os detalhes
    Apple Martin assume protagonismo fashion como a nova embaixadora da Self-Portrait
    Elegante e provocante! Rosalía rouba a cena na mais nova campanha da Calvin Klein de outono 2025
    Anya Taylor-Joy dá spoiler de look da Dior por Jonathan Anderson no Festival de Toronto
    Madewell escala Dakota Fanning para nova campanha e cria jeans inspirado na atriz
    L’Oréal Paris revela qual será a passarela da oitava edição do Le Défilé
    Mariah Carey leva o luxo a sério com joias de 10 milhões de dólares no VMA
    Estilo e glamour tomam conta das after-parties do Video Music Awards 2025; confira!