FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW resenha: “A Origem” é o filme “pipoca” de 2010
    FFW resenha: “A Origem” é o filme “pipoca” de 2010
    POR Redação

    Dirigido por Christopher Nolan, “Inception” (traduzido “A Origem”), que estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (06/08), esteve envolto em mistério, expectativa e marketing mesmo antes das críticas saírem. O título, que esteve nos trending topics do Twitter pelas últimas quatro semanas, já arrecadou 200 milhões de dólares em ingressos e acumula chances de indicações ao Oscar.

    A ideia é pretensiosa: Cobb (Leonardo Dicaprio) é um especialista em roubar ideias através de sonhos criados artificialmente por ele e sua equipe. Seu cliente, Saito (Ken Watanabe), deseja o contrário, implantar uma ideia que derrubará o império industrial do seu inimigo.

    Quase metade dos 148 minutos do filme _cujo roteiro foi escrito por Nolan_ é gasto com diálogos para explicar o conceito de sonhos dentro de sonhos, mudanças de percepção de tempo e arquitetura do subconsciente. Mas Nolan não é estreante nessa seara, tendo criado filmes “confusos” como “Amnésia” e “Insônia”.

    Mas o melhor de “A Origem” vem da experiência de Nolan em “Batman: O Cavaleiro Das Trevas”, lançado em 2008. Longas cenas de luta em gravidade zero, explosões, uma cidade inteira se dobrando em dois, uma contagem regressiva de deixar a plateia na ponta do assento, a edição frenética e a trilha sonora retumbante criada por Hans Zimmer toda em cima de “Je Ne Regrette Rien”, da Edith Piaf.

    Por falar em Piaf, um dos personagens centrais na trama é interpretado por Marion Cotillard, que ganhou o Oscar por “Piaf: Um Hino Ao Amor”. Ela é Mal, muito semelhante à esposa fúnebre de Dicaprio em “Ilha do Medo”, de Martin Scorcese. O elenco é esforçado, mas os personagens são pouco profundos. Joseph Gordon Levitt e Ellen Page e seus personagens são muito limitados e sem emoção.

    “A Origem” está mais para “Missão: Impossível” do que para “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Pode não estar a altura da sua pretensão _não é nem de longe tão complexo, cheio de camadas e níveis quanto a ideia inicial que o amarra_ mas é tão bem feito quanto um blockbuster pipoca pode (e deve) ser.

    + Site oficial: inceptionmovie.warnerbros.com

    Veja mais imagens na galeria:

    Não deixe de ver
    Catherine Zeta-Jones resgata o glamour gótico de Mortícia Addams em produções
    Como Yungblud transformou o punk britânico em assinatura pessoal
    ‘Highest 2 Lowest’: Denzel Washington e A$AP Rocky estrelam novo filme de Spike Lee
    Grupo Armani recebe multa de 4 milhões de dólares por greenwashing e práticas irregulares
    Relação poderosa: Os looks da Saint Laurent usados por Lindsay Lohan na turnê de ‘Freakier Friday’
    Havaianas e Zellerfeld lançam chinelo impresso em 3D na passarela da Copenhagen Fashion Week
    Dyson aposta no luxo natural com Omega, a mais nova linha capilar nutritiva
    Martha Stewart se joga em novo investimento, Elm Biosciences, sua marca de skincare
    Visual gótico e moderno! Jenna Ortega aposta em look ‘diferentão’ com salto Louboutin
    Aldo revela nova coleção-cápsula limitada em parceria com artistas internacionais