Por Flavia Brunetti, em colaboração para o FFW
O FFW deu uma volta pela Bienal e esteve nas salas de desfiles, corredores e lounges atrás do que há de inédito, que está acontecendo pela primeira vez no evento. Você sabe o que é a técnica “ombré”? Quer se aperfeiçoar na arte de maquiar? Um showroom high tech pela primeira vez dentro do SPFW, um cabeleireiro de divas… Saiba agora onde está tudo isso e como usufruir desses serviços maravilhosos!
Aula de auto-maquiagem
Se você vier ao SPFW com tempo, pode aprender a dar um up no seu make. É só passar no lounge do Boticário e marcar uma aula. É concorrido! E leva, em média, uma hora. Destaque: a solução para sobrancelhas que deixa essa parte do rosto naturalmente mais definida e o produto Primer Facial, que se aplica antes de começar a maquiagem, tira o brilho e dá aquele efeito matte que segura a make por mais tempo.
Na segunda-feira, dia 23, a marca fará um desfile de maquiagem para mostrar as tendências do inverno.
Acessórios de divas
Cabeleireiro de divas no passado, Alexandre de Paris transformou seu nome em uma marca de acessórios que está à venda na Pop Up Store, no piso térreo da Bienal. A história desse ícone dos penteados começou há quarenta anos e é impressionante: amicíssimo de Coco Chanel, foi ele quem criou as camélias, marca registrada da marca; braço direito de Grace Kelly, era responsável por todos os seus looks de cabelo; mas, foi Elizabeth Taylor sua “bff”: ele a penteou em todos os seus oito casamentos e criou para ela a inesquecível cabeleira de Cleópatra cheia de trancinhas no filme homônimo, lembra?
Os acessórios são a maioria de acetato, todos feitos à mão, alguns com aplicações em strass, outros banhados a ouro. Várias camélias. Vale a pena a vista.
Técnica Ombré
Agende um horário já no lounge da Risqué. Eles trouxeram dos EUA para o Brasil uma nova maneira de pintar as unhas em tons dégradés. É assim: você escolhe duas cores de esmaltes. As mais ousadas podem optar por cores opostas, com maior contraste, ou cores complementares, com efeito mais sutil. Esmalta-se a unha com a “cor base” e com uma esponja de maquiagem “esfumaça-se” do meio para as pontas, intensificando no final. Passar o extra brilho no fim é fundamental para que o esmalte na sua unha dure mais.
Antes do show
Antes de cada desfile um vídeo instigante é mostrado na abertura. São depoimentos dos estilistas do SPFW sobre inspiração. Quando perguntados: “O que te inspira?”, uma seqüência de imagens sai da cabeça deles, como se eles estivessem limpando a mente para se inspirar, de olhos fechados, pensando. Na verdade, criando! Personagens, filmes, memórias da infância, tudo isso é motivo de inspiração. Outro detalhe curioso é que cada vez que a imagem de um estilista aparece, seu nome como está escrito no RG é revelado: Dudu Bertholini vira José Eduardo, Clô Orozco volta a ser Clotilde, e assim por diante. Emocionante.
Projeções psicodélicas
Pela primeira vez na história da semana de moda um showroom é feito dentro do SPFW. A marca de tecidos La Estampa montou um lounge todo high tech: quando o cliente quiser visualizar o tecido que pretende comprar, as gotas de tecidos de diversos tamanhos penduradas no teto receberão a projeção das estampas escolhidas via iPad.
Arte com grife
Quem passar pelo lounge do Glamurama pode esquecer o social um pouquinho e olhar para esse painel feito pelo artista plástico Felipe Morozini. É hilário! O artista criou um caça palavras gigante em que mistura nomes de estilistas com sobrenomes de outro. Tipo assim: Samuel Haten, Oscar Duek, Tufi Herchcovitch, etc. Minutos de riso garantido!
Reidratação light
Circula na mão do povo da moda na Bienal umas caixinhas brancas com cores neons. Trata-se de uma água de coco misturada com chá branco, verde ou pepermint. É a primeira vez que esse produto é distribuído em São Paulo e escolheu o SPFW para chegar à cidade. Chama-se Amazon Waters.
A primeira vez a gente nunca esquece
Um dos brindes mais famosos do SPFW acaba de fazer o début nos corredores da Bienal. Explica-se: a Melissa, uma das mais antigas patrocinadoras do SPFW, sempre teve um dos lounges mais concorridos do evento. Filas na porta, promoter sobrecarregado de convidados e o público querendo entrar para tentar ganhar a disputada sandália de plástico. Agora, nada mais de paredes. Pela primeira vez o lounge da marca é aberto, bem no coração da Bienal. As filas, porém, continuam!
James Bond no SPFW
O carro original Citroën 2CV, de 1981, usado pelo maior herói britânico – depois de Sherlock Holmes –, está exposto na Bienal, mais precisamente no Clube SPFW. A relíquia pode ser vista de perto e tocada; os convidados podem entrar no carro, tirar foto, apreciar as marcas de tiros, etc.
Disponibilizado pelo diretor Albert R. Broccoli, o carro aparece no filme “007 – For Your Eyes Only” (“007 – Somente Para Seus Olhos”), com Roger Moore e Carole Bouquet e recebeu vários reforços para aguentar os trancos das filmagens acrobáticas.