FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Novas tecnologias transformam o couro no tecido do verão
    Novas tecnologias transformam o couro no tecido do verão
    POR Redação

    Basta o termômetro subir alguns graus e as peças de couro são devolvidas ao devido lugar: o fundo do armário. Afinal, trata-se de um material pesado e que não permite muita troca de calor entre nosso corpo e o ambiente, certo? Em parte, sim.

    O couro, em seu estado natural, tem todas essas características que são muito úteis nas temporadas de frio, mas graças às avançadas tecnologias da indústria têxtil, já é possível utilizá-lo em condições que seriam, outrora, adversas. Não por acaso, o couro foi um dos tecidos mais recorrentes na última temporada de desfiles internacionais (Verão 2010).

    Looks verão 2010 de Celine, Alexander Wang, 3.1 Philip Lim e Hermès
    Looks Verão 2010 de Celine, Alexander Wang, 3.1 Philip Lim e Hermès ©FirstView

    A Hermès, por exemplo, maison conhecida por seus acessórios de equitação e artigos de couro, abusou do material em sua coleção para o Verão 2010. Vestidos, calças e até uma saia plissada bem esportiva ganharam versões no tecido. Alexander Wang, 3.1 Philip Lim e Celine foram outras marcas que utilizaram couro bem leve para dar estrutura à saias, aos vestidos e até blusas que fogem da forma e função clássicas que imaginamos para o couro.

    Portanto, esqueça valores como poder, sensualidade e fetichismo. O couro do Verão 2010 vem mergulhado na onda da praticidade do sportswear, mas com um toque extra de sofisticação. Sempre em modelagens mais soltas e confortáveis, ele dá forma e estrutura às peças cotidianas, que se tornam mais refinadas em decorrência do material empregado.

    Segundo a estilista Patricia Viera, autoridade máxima no trabalho com o material aqui no Brasil, a tecnologia têxtil está tão avançada que já é possível produzir um tipo especial de couro – até na cor preta – que tem 40% menos penetração de calor, ou seja, é mais fresco e arejado.

    Além disso, a tecnologia de corte e tratamento também permite versões ultra finas e com aparência de outros tecidos, conferindo à peça caimento mais confortável, toque mais leve, frescor e grande maleabilidade. Assim, aquela blusa de couro que pode parecer abafada demais, na verdade possui toque tão delicado quanto o da seda.

    Vestido de ráfia resinada Reinaldo Lourenço, vestido de tecido sintético Lanvin, vestido de jeans resinado Gustavo Silvestre, vestido resinado Maria Bonita, todos verão 2010 © Agência Fotosite e FirstView
    Vestido de ráfia resinada Reinaldo Lourenço, vestido de tecido sintético Lanvin, vestido de jeans resinado Gustavo Silvestre, vestido resinado Maria Bonita, todos verão 2010 ©Agência Fotosite e FirstView

    Outra saída pra quem quer investir no visual são os tecidos ou materiais que imitam a aparência do couro. Peças resinadas – como os jeans do Inverno 2010 de Gustavo Silvestre –, látex, PVC, tie-weck e náilon podem ganhar aparência similar a do couro. Mas mesmo assim eles ainda são inadequados para altas temperaturas. O que reforça ainda mais a soberania do couro neste verão.

    E você: usaria uma peça feita de couro mesmo no calor brasileiro? Comente abaixo!

    Não deixe de ver
    Keke Palmer chama atenção ao usar vestido vintage da Versace em tapete vermelho
    ‘Holi Dreams’: Mixed apresenta uma nova versão de verão luxuoso e inspirado na Índia
    ‘The One’: Vivara lança nova coleção de relógios automáticos com 24 rubis no mecanismo
    Na China, nova exposição aprofunda carreira e legado da lendária Vivienne Westwood
    Outono 2025: Kate Moss estrela prévia de nova coleção da Saint Laurent
    Net-A-Porter lança uma curadoria especial de desejos para o pré-outono 2025
    Amor no ar! Burberry apresenta coleção cápsula inspirada no Dia dos Namorados chinês
    Rare Beauty anuncia o lançamento do primeiro perfume da marca, ‘Rare Eau de Parfum’
    Jenna Ortega usa look ousado da coleção de outono 2025 da Givenchy para evento de ‘Wandinha’
    Moncler anuncia local de primeiro desfile da coleção outono-inverno nos EUA; saiba onde