FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Confirmou: Balmain anuncia saída do estilista Christophe Decarnin
    Confirmou: Balmain anuncia saída do estilista Christophe Decarnin
    POR Redação

    Christophe-Decarnin

    Christophe Decarnin deixa a Balmain após seis anos de parceria ©Reprodução

    A ausência de Christophe Decarnin no desfile Inverno 2011 da Balmain, em março, já anunciava que havia algo de errado nas relações do estilista com a grife francesa; na ocasião, porém, o CEO Alain Hivelin pôs panos frios nas especulações, afirmando ao “Telegraph” que “ele (Decarnin) está cansado depois de trabalhar na coleção. Ele não foi dormir até as 5 da manhã. Ele não está aqui, está descansando”.

    Mais tarde, surgiram boatos de que Decarnin estaria internado em uma instituição clínica desde o começo do ano, tratando de uma depressão causada por stress. Agora, com o anúncio oficial de seu desligamento da Balmain, surge uma nova especulação: de que, na verdade, o motivo pelo qual ele estava ausente do desfile da marca foi o seu crescente desentendimento com o CEO Alain Hivelin a respeito das estratégias e direcionamentos da marca, reporta o “WWD”.

    Por enquanto, Christophe Decarnin não se manifestou sobre o caso. O CEO Alain Hivelin se limitou a afirmar, de acordo com a “Elle” britânica: “Desde 1945, a House of Pierre Balmain tem sido uma das principais grifes de luxo francesas e internacionais. O trabalho de Christophe Decarnin com a equipe de design da casa contribuiu para o sucesso que a marca tem vivido em anos recentes”.

    O estilo Christophe Decarnin + Balmain

    Discreto e reservado, o francês Christophe Decarnin é creditado como o responsável pelo renascimento da Balmain como uma grife cool e desejada. Desde sua contratação, em 2005, o estilista desenvolveu como sua marca registrada o estilo sexy com pegada dos anos 1980, sempre com muito brilho, ombreiras fortes, comprimentos micro ou modelagens justíssimas ao corpo – ou tudo isso ao mesmo tempo.

    O visual repaginado da grife logo atraiu um sem-número de fãs famosos como Beyoncé, Rihanna e Kate Moss. Nenhuma delas mais célebre, porém, do que Michael Jackson, que servia de fonte de inspiração para Decarnin, ao mesmo tempo em que prestigiava as criações da grife; o rei do pop foi visto em vários looks Balmain em seus anos finais de vida.

    O sucesso comercial da Balmain sob o comando de Decarnin é indiscutível – afinal, só uma marca-desejo para conseguir vender camisetas “destroyed” a mais de US$ 1.500! A especulação, na opinião da jornalista Cathy Horyn, do “New York Times,” é se a fórmula do estilo Decarnin não estaria se desgastando: “O sucesso da Balmain nos anos Decarnin era baseado em uma fórmula relativamente simples de jaquetas impecavelmente cortadas, calças fortes, camisetas e vestidos sexy bordados. – todos por preços exorbitantes – e em meses recentes o Mr. Decarnin pode ter se sentido preso a respeito de seu direcionamento. Designers realmente estão sob muita pressão, muitas vezes auto-imposta, para criar coleções relevantes. Tímido e introvertido, com uma grife que tinha tantos admiradores e críticos, o Mr. Decarnin pode ter sido mais vulnerável a essa pressão do que outras pessoas”.

    A discussão sobre a pressão sobre os estilistas não é recente. Alber Elbaz, da Lanvin, falou francamente sobre o assunto em entrevista ao Style.com, em 2010; durante a temporada de moda de Paris, houve o caso Galliano, que levantou especulações sobre a saúde mental do estilista após anos de pressão em seu trabalho na Dior; e em entrevista ao FFW, Stella McCartney também abordou o tema, chamando a indústria da moda de “universo estressante e maluco”.

    Junto com o anúncio do fim da parceria, já começa a conversa sobre quem tomará o posto de estilista da Balmain – a jornalista Cathy Horyn reporta que o anúncio será feito em breve, e que é provável que seja alguém de dentro da equipe da marca. As apostas vão para Melanie Ward, stylist britânica que manteve durante 10 anos uma bem-sucedida colaboração com Helmut Lang, e que ajudou a dar vida à coleção Inverno 2011 da Balmain, tomando as rédeas do trabalho três semanas antes do desfile na semana de moda de Paris.

    Resta agora saber quem ocupará o cargo da Balmain – e, não menos importante, o que será de Christophe Decarnin.

    Não deixe de ver
    Dior anuncia atriz britânica Mia Goth como sua mais nova embaixadora
    Sabrina Sato usa visual inusitado de Marc Jacobs em anúncio de baile de Halloween
    Levi’s realiza collab com a Disney Pixar para comemorar os 30 anos de ‘Toy Story’
    Phoebe Philo, Saint Laurent e mais: Os looks usados por Margot Robbie em apenas um dia
    Lacoste lança novo tênis Aura com visual retrô inspirado nas quadras da década de 70
    Grupo Kering anuncia Francesca Bellettini como nova CEO da Gucci
    Manolo Blahnik irá realizar exposição e lançará coleção-cápsula inspirada em Maria Antonieta
    Marina Ruy Barbosa elege look vintage da Chanel para o PinaBall em São Paulo
    Matriarca do clã Kardashian-Jenner, Kris Jenner é a nova estrela de campanha da M.A.C
    Christian Louboutin anuncia Jaden Smith como primeiro diretor criativo masculino da marca