FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Multimarcas Selfridges lança experiência inédita de compras unissex
    Menino ou menina? Modelos femininas nas passarelas dos desfiles masculinos da Prada, Gucci e Giorgio Armani ©Agência Fotosite
    Multimarcas Selfridges lança experiência inédita de compras unissex
    POR Redação
    Menino ou menina? Modelos femininas nas passarelas dos desfiles masculinos da Prada, Gucci e Giorgio Armani ©Agência Fotosite
    Menino ou menina? Modelos femininas nas passarelas dos desfiles masculinos da Prada, Gucci e Giorgio Armani ©Agência Fotosite

    A linha que separa a moda feminina da masculina nunca esteve tão tênue – basta olhar para os desfiles da Giorgio Armani, Gucci e Prada na última semana de moda masculina de Milão, que colocaram homens e mulheres na passarela vestidos mais ou menos da mesma forma. Em sintonia com esse fenômeno da moda unissex, a inglesa Selfridges lança, no dia 12 de março, o Agender, uma experiência de compras que promete neutralizar os gêneros.

    Segundo o WWD, a multimarcas de luxo definiu o projeto como “uma exploração fashion do masculino, do feminino e da interação… encontrada no meio”, acrescentando ainda que seu objeto é “levar os consumidores em uma jornada na qual eles possam escolher e se vestir sem limitações ou estereótipos”.

    Para isso, está sendo criado todo um conceito especial para o Agender, que vai tomar conta de três andares da loja localizada na Oxford Street, em Londres, e de espaços nos estabelecimentos de Manchester e Birmingham, além do e-commerce. Por exemplo: os manequins femininos e masculinos serão removidos de todas as vitrines e as peças vão ficar expostas de uma maneira menos definitiva.

    O Agender vai trazer ainda o lançamento exclusivo de marcas como Body Map, Nicopanda (assinada por Nicola Formichetti), Rad Hourani e Toogood. Criações de Ann Demeulemeester, Comme des Garçons, Meadham Kirchhoff e Gareth Pugh também poderão ser encontradas nas araras até o final de abril, quando a Selfridges encerra o projeto.

    Look da marca Nicopanda, de Nicola Formichetti ©Reprodução
    Look da marca Nicopanda, de Nicola Formichetti ©Reprodução

    Vale lembrar que a subversão das representações de gênero na moda já faz parte há algum tempo do inconsciente coletivo social – como não se lembrar dos românticos e ousados Mick Jagger e Brian Jones, no auge dos Rolling Stones, que roubavam as roupas de suas (igualmente estilosas) namoradas? De lá para cá, a lista de exemplos que flertam com a androginia é extensa e abarca nomes como David Bowie, Grace Jones, Boy George e, mais recentemente, Andrej Pejic e Tilda Swinton, para citar alguns. No entanto, agora o fenômeno parece ter saído definitivamente do universo artístico para invadir a passarela e chegar, enfim, às vitrines e ruas pelo mundo afora.

    Não deixe de ver
    Clássico e duradouro: Taylor Swift revela qual lip combo usou durante a ‘The Eras Tour’
    Tal mãe, tal filho! Hailey Bieber e Jack combinam pijamas de flanela no Natal
    Taylor Swift
    Taylor Swift entra no clima natalino com jaqueta vermelha à la Travis Kelce! Veja os detalhes
    Copa Africana de Nações 2025 transforma o futebol e leva a moda africana para o centro do jogo
    Janhvi Kapoor é anunciada como a nova embaixadora da New Balance na Índia
    Collab 30 anos do Tamagotchi
    Nostalgia! BE@RBRICK e Tamagotchi se unem para celebrar 30 anos do pet digital
    Horsebit 1955: A bolsa da Gucci que ganhou Demi Moore e Alex Consani e é a nova ‘It-bag’
    Samba WTR “Chalky Brown”
    Adidas Samba WTR ganha versão luxuosa com brilho no novo ‘Chalky Brown’
    Para Natal, Marina Ruy Barbosa aposta em look vintage da década de 90 da Dolce & Gabbana
    Collab WIND AND SEA x UNO
    Collab WIND AND SEA x UNO transforma o clássico jogo de cartas em moda urbana