FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Filme sobre Elvis Presley ganha figurino da Prada

    Biografia dirigida por Baz Luhrmann mostra como cantor usou a estética para se diferenciar

     

    Um dos lançamentos mais aguardados desta edição do Festival de Cannes é a biografia de Elvis Presley, dirigida por Baz Luhrmann (Moulin Rouge). Chamado simplesmente de Elvis, o filme não está na competição pela Palma de Ouro.

    Pelo trailer a gente percebe as luzes e cores que compõem o imaginário de Luhrmann enquanto diretor e uma edição ligeira que mistura cenas coloridas com preto e branco e usa a música como principal ferramenta de conexão com o público. Aqui neste filme, o recorte é a dinâmica complexa entre Elvis (Austin Butler) e seu empresário Colonel Tom Parker (Tom Hanks) ao longo de 20 anos, do início de sua carreira ao seu estrelato.

    A atuação de Austin Butler tem sido elogiada até mesmo por Priscilla Presley, que foi casada com Elvis de 1967 a 1973. “É uma história verdadeira contada de uma forma brilhante e criativa que apenas Baz poderia ter entregue. Austin Butler, que interpreta Elvis, é excelente”, escreveu em seu perfil no Facebook. Entre os candidatos para o papel de Elvis, também constava Harry Styles.

    ELVIS

    Elvis (Austin Butler) com figurino assinado pela prada. foto: cortesia Warner Bros.

    Além de bonito e talentoso, Elvis usava a estética de uma forma inteligente e consciente para se sobressair e construir uma imagem. A roupa passou a ser sua melhor aliada, compondo perfeitamente com seu cabelo e com os movimentos de seu corpo. Quem assina o figurino do filme é Catherine Martin, figurinista super premiada (ganhou o Oscar por The Great Gatsby e Moulin Rouge) e esposa de Baz Luhrmann.

    E quem está por trás das roupas que vamos ver no longa é ninguém menos que Miuccia Prada, que colaborou com Baz e Catherine criando vários looks para os personagens principais, criando peças feitas especialmente para o filme e revisitando modelos dos arquivos da Prada e da Miu Miu (agora ficou claro porque todo o elenco do filme apareceu no Met Gala vestido de Prada).

    LOOK CRIADO PARA O PERSONAGEM DE PRISCILLA PRESLEY / CORTESIA PRADA
    LOOK CRIADO PARA O PERSONAGEM DE PRISCILLA PRESLEY / CORTESIA PRADA

    Tanto Miuccia quanto Catherine tiveram que rever o trabalho de um outro figurinista, Bill Belew, que desenhou as icônicas roupas de Elvis – pessoais e de shows – partindo do especial “Elvis” de 1968 na NBC, até sua morte, em 1977. “Bill Belew mudou a cara da moda rock ‘n’ roll”, diz ao The Guardian o historiador de figurinos de Presley, Butch Polston. “Foi ele quem criou o visual do macacão”, relembra, fazendo referência aos macacões extravagantes e adornados com joias, cintos largos e capas combinando que tornaram-se marca registrada de Elvis nos anos 70.

    Os ternos coloridos e metalizados também são icônicos, como o de lamê dourado que ele usou na capa de seu álbum de estreia, 50.000.000 Elvis Fans Can’t Be Wrong, mas o trabalho de Presley e Belew era colaborativo, daí certamente o segredo de uma parceria tão astronômica, longa e bem sucedida.

    O ator Austin Butler como Elvis Presley / Foto: Reprodução
    O ator Austin Butler como Elvis Presley / Foto: Reprodução

    Certa vez, Elvis estava se preparando para seu retorno ao vivo em Las Vegas, em 1969, e pediu a Belew para criar algo único com o qual ele pudesse facilmente se mover, assim como seu kimono de karatê. O resultado foi uma roupa de duas peças, inspirada no karatê-gi (denominação formal para o uniforme de treinamento de karatê), nas versões preto e branco.

    Mas o look favorito de Presley era o Peacock Suit, que tinha um pavão bordado na frente e nas costas com as penas descendo pelo traje. Muitas dessas peças foram reconstruídas para o filme, assim como o macacão preto de couro, os ternos coloridos e as camisas de renda.

    Esta colaboração renova a relação de longa data entre Miuccia Prada, Baz Luhrmann e Catherine Martin, que já havia resultado na criação de peças exclusivas para O Grande Gatsby em 2013, e ainda mais cedo nas roupas de Leonardo DiCaprio no filme Romeu e Julieta de 1996 – um intercâmbio artístico que reflete perfeitamente a atitude multidisciplinar da Prada através de uma criatividade que se nutre de um diálogo constante com os universos da arte, do cinema e da arquitetura.

    croquis-prada-elvis-ffw-2022

    Assista abaixo ao trailer oficial legendado:

    Não deixe de ver
    170 anos da Burberry: Marca lança cápsula ‘Gabardine’ homenageando tecido histórico
    Gigi Hadid radicaliza o visual e abanda o loiro
    Gigi Hadid abandona o loiro e radicaliza o visual com ‘mini bob’ e preto fosco
    MAC Cosmetics lança linha de batons ‘Powder Kiss Hazy Matte’ com Doja Cat e Ella Gross
    Coleção da New Era com o personagem Doraemon
    New Era se une ao personagem Doraemon para coleção de streetwear nostálgica
    SKYLRK, de Justin Bieber, revela primeira coleção de tênis com design futurista e detalhes 3D
    Linha Year of the Horse Exploration Collection
    The North Face celebra o Ano do Cavalo com coleção futurista e lifestyle urbano
    Filha de Elon Musk e Rihanna estrelam campanha da Savage x Fenty
    Vivian Wilson, filha de Elon Musk, estrela campanha da Savage X Fenty ao lado de Rihanna
    Kate Middleton aposta no bordô ao usar terno da Roland Mouret para primeiro evento do ano
    Pandora anuncia coleção inspirada em ‘Bridgerton’ com estrelas da série na campanha
    É ela! Madonna estrela nova campanha de perfumes ‘The One’ da Dolce & Gabbana