A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) do governo federal pediu ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) a suspensão de uma campanha publicitária da Hope estrelada por Gisele Bündchen que mostra o “certo” e o “errado” na hora de contar más notícias ao marido.
São três vídeos de 15 segundos, todos com temas diferentes: um sobre ter batido o carro, outro sobre ter estourado o limite do cartão de crédito, e outro sobre a mãe estar se mudando para morar com o casal. Neste último, por exemplo, Gisele aparece com roupas normais, dizendo “Amor, mamãe vem morar com a gente!” – atitude classificada como “errada” pela campanha. Em seguida, é apresentada a estratégia “certa”, com a modelo dando a mesma notícia, mas vestindo apenas calcinha, sutiã e salto alto. Assista aos três vídeos:
A SPM afirma que recebeu diversas manifestações de indignação desde que a campanha foi ao ar, no dia 20 de setembro, e por isso enviou dois ofícios: um ao Conar, pedindo a suspensão da veiculação da propaganda, e outro ao diretor da Hope, Sylvio Korytowski, manifestando repúdio à campanha (a SPM disponibilizou os dois ofícios na íntegra; leia aqui o da Conar e o de Sylvio Korytowski).
Em seu site oficial, a SPM alega que “a propaganda promove o reforço do esteriótipo (sic) equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os arts. 1° e 5° da Constituição Federal”.
Em sua defesa, a Hope escreveu uma nota à SPM, alegando que “a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia”. Leia a nota na íntegra abaixo e deixe o seu comentário: qual a sua opinião sobre essa polêmica?
Nota à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Em relação às denúncias recebidas por essa Secretaria por conta da campanha publicitária “HOPE ensina”, a HOPE, empresa com 45 anos de história e que sempre primou pela excelente relação com as suas consumidoras, esclarece que a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia. E que utilizando uma lingerie HOPE seu poder de convencimento será ainda maior.
Os exemplos nunca tiveram a intenção de parecer sexistas, mas sim, cotidianos de um casal. Bater o carro, extrapolar nas compras ou ter que receber uma nova pessoa em sua casa por tempo indeterminado são fatos desagradáveis que podem acontecer na vida de qualquer casal, seja o agente da ação homem ou mulher.
Foi exatamente para evitar que fôssemos analisados sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher que utilizamos a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente. Gisele está ali para evidenciar que todas as situações apresentadas na campanha são brincadeiras, piadas do dia-a-dia, e em hipótese alguma devem ser tomadas como depreciativas da figura feminina. Seria absurdo se nós, que vivemos da preferência das mulheres, tomássemos qualquer atitude que desvalorizasse nosso público consumidor.
Hope