FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Presstrip da Shein com influencers causa polêmica nas redes

    O impacto, a suposta transparência e a engenhosidade da Shein são novamente assunto nas redes sociais.

    Presstrip da Shein com influencers causa polêmica nas redes

    O impacto, a suposta transparência e a engenhosidade da Shein são novamente assunto nas redes sociais.

    POR Redação

    A Shein de novo está dando o que falar. Desde o início da semana usuários das redes sociais estão repercutindo uma das últimas controvérsias da varejista chinesa. A empresa teria forjado uma press trip com influencers para revelar – ao contrário de todas as denúncias, como sua cadeia está supostamente seguindo condutas mais rígidas e preceitos sustentáveis.

    Na sequência da viagem ao headquarters da varejista na China (que mostra praticamente só um centro de distribuição super automatizado – incluindo algumas esteiras vazias –, e não as diversas fábricas irregulares onde as costureiras trabalham), um time de influencers parceiras de marca começou a postar depoimentos em seus respectivos perfis, tendo algumas palavras-chave em destaque: transparência, respeito à mão de obra, códigos de conduta e, claro, democratização, inclusão e que se sentiam “mais confiantes de manterem laços com a marca”.

    Mas a ação ter saído saindo pela culatra. A veracidade do que foi mostrado pelas influenciadoras foi imediatamente colocada em xeque por suas audiências que não acreditam que as imagens e depoimentos compartilhados correspondem a realidade. A criadora de conteúdo @TheKimbino tuitou “Eles só convidaram pessoas sem pensamento crítico, que engoliram essa propaganda!”.

    No Brasil, a Shein caminha com passos largos e acelerados: o governo federal anunciou um acordo com a gigante chinesa que se comprometeu a investir 148 milhões de dólares na criação de 100 mil novos empregos indiretos no país e nacionalizar 85% dos produtos voltados ao público brasileiro. 100 fábricas brasileiras já se associaram à Shein e o número deve subir para 2 mil nos próximos 5 anos. O que, de quebra, resultaria até em produtos ainda mais baratos.

    E, apesar de isso estar no início, os impactos diretos e indiretos dos preços baixos da Shein já começam a ser sentidos: o grupo Renner, por exemplo, fechou 20 lojas no primeiro trimestre deste ano. Meses antes, Riachuelo veio enxugando sua operação, o que incluiu o fechamento de sua flagship na rua Oscar Freire, em São Paulo.

    Não deixe de ver
    Os looks monocromáticos que dominaram a Fila A durante a Semana de Moda de Paris
    Com referências do menswear, H&M Atelier revela sua tão aguardada coleção masculina para 2025
    Lucy Bridge é anunciada como primeira makeup artist da Tom Ford
    Focada no novo luxo do streetwear global, Diesel apresenta collab com a Thug Club
    Horsebit Collection: Jessica Springsteen brilha na nova coleção da Citizens of Humanity
    Debenhams relança linha icônica com Kim Cattral como novo rosto da marca
    A homenagem à Benny Blanco que Selena Gomez escondeu em segundo vestido de noiva
    Kate Moss surge deslumbrante com diamantes em campanha de joias da Kismet by Milka
    Jimmy Choo realiza collab com Conner Ives com reinvenção de clássicos modelos