Não é exatamente uma aposentadoria, mas o gesto tem gosto de transição. Após quase quatro décadas no cargo de editora-chefe da Vogue América, Anna Wintour abre espaço para um novo nome assumir o posto de head de conteúdo editorial da edição norte-americana, função que passa a seguir o modelo das publicações internacionais da casa.
A mudança (histórica!) não tira Wintour do tabuleiro. Ela segue com sua influência intacta como diretora editorial global da Vogue e chefe de conteúdo da Condé Nast, supervisionando praticamente todos os títulos da empresa, com exceção do New Yorker. Mas o movimento sinaliza uma redistribuição de foco e tempo: com mais de oito edições internacionais sob sua alçada, faz sentido descentralizar a liderança local da publicação americana.
A decisão foi comunicada à equipe da Vogue nesta quinta-feira (26.06) e se alinha ao modelo implantado nos últimos anos em Londres, Paris e Milão, onde os editores-chefes deram lugar ao título de head of editorial content. No caso da edição americana, esse será o primeiro grande passo rumo a um novo ciclo. Para quem já especulava sobre sua sucessão, a resposta começa a ser construída agora — mas sem pressa. Porque Wintour, como de costume, joga no longo prazo.