O fotógrafo paulista de moda Pedro Arieta chega a São Paulo para sua primeira exposição no país, na galeria Caribé. ‘Suspensão’ celebra a fotografia e o mergulho no Oriente Médio e traz 25 fotografias subaquáticas de pessoas e corais em Dahab, no Oriente Médio.
Formado pela School of Visual Arts, em Nova York, onde mora há 19 anos, Arieta é apaixonado por fotografia desde seus 12 anos. Atualmente ele concilia a carreira de fotógrafo com o mergulho em alto mar, atividade que também já exerceu profissionalmente como guia em Dahab, no Egito.
“Entre 2024 e 2025 pude ir a Dahab quatro vezes, somando cerca de seis meses no total. Produzi muito nesse período, e o resultado é essa exposição. Sou completamente apaixonado por essa região. Desde a primeira vez que visitei, em 2004, me sinto atraído como um ímã pela cidade e pela água. Lá desenvolvi relações profundas, amizades e conexões que hoje fazem parte da minha vida”, conta.
Ver essa foto no Instagram
Mais sobre a exposição ‘Suspensão’
Ademais, o foco do trabalho é a relação do ser humano com o mar e mostra a experiência subaquática de forma não convencional. “Eu mergulho e fotografo em Dahab há 21 anos, mas as fotos subaquáticas começaram a ganhar mais atenção em 2018, quando algumas imagens de pessoas aproveitando a água me inspiraram a continuar explorando esse universo”, explica.
A exposição tem curadoria do fotógrafo Pedro Arieta e gestor cultural Iatã Cannabrava, responsável por ajudar Pedro a sintetizar o vasto material produzido em uma mostra coesa. Aliás, evidencia especificamente os pontos de mergulho de Blue Hole, Canyon, Eel Garden, Light House e Moray Garden.
Além disso, as imagens, capturadas em filme fotográfico, refletem a experiência sensorial do mergulho e da convivência com o mar, evidenciando a conexão profunda entre corpo e água.
“‘Suspensão’ promete transportar o público para a atmosfera silenciosa e etérea das profundezas de Dahab. As imagens revelam não apenas a beleza do mergulho, mas também um estado de pausa e entrega capturado de forma primorosa pelo Pedro”, explica Iatã. A inauguração acontecerá no dia 02/12 e, quem se interessar, poderá visitar a exposição até o dia 02/01, na Galeria Caribé, em São Paulo.