FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Kusama Infinity: os detalhes do documentário fundamental sobre a artista japonesa
    Yayoi Kusama / Reprodução
    Kusama Infinity: os detalhes do documentário fundamental sobre a artista japonesa
    POR Redação

    Uma das artistas mais valorizadas na arte contemporânea atualmente, a japonesa Yayoi Kusama, prestes a completar 90 anos, é tema de um documentário fundamental sobre sua vida e carreira: Kusama Infinity. O filme dirigido por Heather Lenz estreou em Sundance no início do ano e chega aos cinemas americanos na próxima semana, em 7 de setembro. A diretora também irá coloca-lo em breve na plataforma de streaming Hulu.

    Nós sabemos da obsessão de Kusama por bolas e também já lemos ou ouvimos falar sobre seus problemas psicológicos e mentais, mas o documentário cumpre seu papel e vai muito além da superfície para mostrar um retrato intenso de uma mulher que, por muito tempo, viveu isolada e sozinha.

    O longa mostra a artista desde o início da carreira, as barreiras que quebrou, os sacrifícios que fez e os caminhos que percorreu para se tornar respeitada. Yayoi lutou contra o sexismo da época e também enfrentou uma depressão muito forte que culminou numa tentativa de suicídio. Uma das pérolas do filme é conhecer sua relação pupilo-mestre com a pintora Georgia O’Keeffe, que a aconselhou a ir para os EUA e levar sua arte junto. “Transformei meu trauma em arte”, diz a artista.

    Yayoi nasceu e cresceu no Japão durante a Segunda Guerra Mundial em uma familia disfuncional que desencorajava totalmente suas ambições criativas. Por décadas, seu trabalhou a afastava tanto de seus colegas quanto das pessoas que tinham poder no mundo da arte. Mesmo com tudo isso, ela criou um legado que abrange pintura, instalação, escultura, performance, poesia e até roupas, em colaborações com marcas como Louis Vuitton. “Kusama é uma combinação maravilhosa entre sensibilidade e o poder que vem com o sucesso. Passar um tempo com ela foi um privilégio”, diz Lenz.

    Heather Lenz e Kusama / Reprodução
    Heather Lenz e Kusama / Reprodução

    A diretora começou a escrever o roteiro há 17 anos e, neste processo, encontrou similaridades entre o sexismo que Kusama encarou nos anos 50 e 60 e o que ela própria – e muitas outras mulheres – enfrentam em Hollywood ainda hoje. “As mulheres não recebem o mesmo respeito por seu trabalho e, como resultado, precisam trabalhar muito mais. Ainda há bastante progresso para acontecer”.

    Yayoi Kusama finalmente encontrou o sucesso nos anos 90 através da energia de suas obras com bolinhas, especialmente seus incríveis infinity rooms que inundam o Instagram e acabaram virando uma espécie de paraíso para selfies. Se apenas o trailer já agrega imagens maravilhosas de arquivo, o filme completo promete ser uma joia rara e um mergulho intenso na cabeça dessa mulher tão forte e perseverante.

     

     

    Não deixe de ver
    Dolce & Gabbana revela nova coleção masculina com foco nas multifaces do pijama
    Collab entre Nike e Kim Kardashian é adiada e nova data ainda é indefinida
    Ícones da moda se unem à Mother, Daughter, Holy Spirit em apoio aos direitos trans
    Bvlgari anuncia projeto de novo resort e mansões da marca em Abu Dhabi para 2030
    Scarlett Johansson chama atenção em première de ‘Jurassic World’ ao usar vestido texturizado
    O ‘novo clássico’: Ader Error e Converse apresentam terceira colaboração global
    Ícones sempre voltam! Prada apresenta novo produto com estampa icônica da coleção SS11
    Selena Gomez usa vestido elegante da Miu Miu para gravação ao lado de famosos
    Parceria diferente: Porsche lança edições limitadas em collab com a Ferragamo
    Levi’s lança nova coleção celebrando a comunidade LGBT+ e faz parceria com Gloria Groove