Exposição PLAY, destaque da bienal têxtil francesa FITE, chega ao Sesc Pinheiros
Exposição PLAY, destaque da bienal têxtil francesa FITE, chega ao Sesc Pinheiros
Entre 24 de agosto de 2025 e 25 de janeiro de 2026, o Sesc Pinheiros recebe a exposição PLAY – FITE – Bienal Têxtil de Clermont-Ferrand, parte da Temporada França-Brasil 2025. A mostra reúne mais de 40 criações de artistas brasileiros e internacionais em diálogo entre arte têxtil, o universo dos jogos e o lúdico.
Apresentada originalmente em 2024 no Museu Bargoin, em Clermont-Ferrand, na França, PLAY integra a mais recente edição da FITE – Bienal Têxtil, evento realizado desde 2012 e dedicado a expandir os limites da criação têxtil, cruzando tradições, inovações e experimentações contemporâneas.
Com curadoria coletiva formada por dez profissionais brasileiros e franceses, a mostra propõe uma reflexão sobre como tramas, tecidos, brinquedos e vestíveis podem se tornar campo fértil para discutir regras, desejos e limites que moldam a vida cotidiana. Estruturada em três núcleos, a exposição aborda:
-
a influência de brincadeiras populares e do digital na nossa relação com o real;
-
o mercantilismo dos jogos e sua apropriação cultural;
-
questões identitárias, simbólicas e sociais ligadas ao corpo.
Entre os artistas internacionais estão nomes como Bas Kosters, Hannah Epstein, Saïd Atabekov, Dilyara Kaipova e o coletivo Tjanpi, além de peças de acervos do Museu Bargoin, que incluem quimonos japoneses, leques, móbiles beduínos e bolas de seda chinesas. O Brasil está representado por artistas como Alex Flemming, Leda Catunda, Felipe Barbosa, Tales Frey, Elen Braga e Ivan Cardoso, que exibe seu curta experimental HO (1979), sobre Hélio Oiticica.
Mais do que exibir obras, PLAY se estabelece como um espaço de encontro entre público, criação artística e o ato de brincar, reafirmando o têxtil como linguagem central na arte contemporânea.
Resultado de uma parceria entre o Sesc São Paulo, a cidade de Clermont-Ferrand e a produtora HS_Projects, a mostra simboliza um intercâmbio cultural que amplia diálogos entre França e Brasil, entrelaçando tradição, inovação e imaginação no tecido social.