Harmony Korine, 41, roteirista e diretor de filmes conhecido por “Kids” e “Spring Breakers”, entre outros, acaba de abrir uma exposição individual na galeria Gagosian, em Nova York.
“Shooters” mostra suas séries de pinturas que, assim como seus filmes, têm uma estética inesperada e improvisada. Ele gosta de falar que seu processo criativo é o “mistakism” por conta de sua maneira espontânea e improvisada de trabalhar.
A obra de Korine não é linear, ora mais caótica, ora mais pensada. Para pintar, usa sobras de tintas para casa.
Em “Shooters”, estão presentes telas como “Starburst” e “Loop”, em que trabalhou com um casting de jovens (homens e mulheres).
Harmony Korine nasceu na California em 1973. Seus filmes dos últimos 20 anos misturam realidade e ficção com sequências com a câmera trêmula. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Kids” (1995), dirigido por Larry Clark e escrito por Korine; “Ken Park” (2002), com a mesma configuração de “Kids”; “Gummo” (2007), dirigido e escrito por Korine; e “Spring Breakers” (2012), com James Franco.
Seu trabalho como pintor já foi exibido em diversas capitais americanas e também na Europa, em países como Bélgica, Suíça, França e na Bienal de Veneza (2003). Atualmente ele mora e trabalha em Nashville, Tennessee.
Shooters @ Gagosian Gallery
821 Park Avenue, Nova York
+ gagosian.com