FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Tudo o que você precisa saber sobre a Shanghai Fashion Week VERÃO 24

    Sob o tema “Sinergia”, a edição focou em sustentabilidade e internacionalização das marcas chinesas.

    Tudo o que você precisa saber sobre a Shanghai Fashion Week VERÃO 24

    Sob o tema “Sinergia”, a edição focou em sustentabilidade e internacionalização das marcas chinesas.

    POR Julia Lange

    Para quem pensava que a maratona dos desfiles internacionais já havia acabado e que nenhuma novidade apareceria, a Shanghai Fashion Week verão 24 provou o contrário. A edição que se encerrou ontem (16), após 9 dias de duração, marca um novo capítulo para a moda chinesa que agora quer internacionalizar suas marcas e designers e conquistar novos mercados. Se os chineses hoje são conhecidos por serem o maior consumidor da moda européia, agora eles querem exportar suas marcas e criadores locais para o mundo.

    O tema do evento foi Sinergia, referindo-se às conexões entre as comunidades da moda nacionais e internacionais e à ascensão da moda chinesa no cenário mundial, com destaque para a celebração do estilo tradicional chinês em inúmeros desfiles e para a apresentação de novas marcas locais.

    Os quase 100 desfiles aconteceram em meio a uma nova experiência com foco total no cliente final, chamada Fashion Carnival, que contou com atividades como aulas de skate, exposições de arte e apresentações de música ao vivo realizadas em locais de referência da moda na capital financeira chinesa.

    A Labelhood, principal incubadora da China, também aproveitou a oportunidade para destacar os designers emergentes, e o “estilo neo-chinês” também teve espaço importante, com marcas que celebram a estética inspirada na moda tradicional chinesa. Já a marca Comme Moi, da modelo Lu Yan, comemorou seu décimo aniversário com a presença de várias supermodelos da primeira geração da China, incluindo Qu Ying, Ma Yanli, Chun Xiao e Tong Chenjie.

    Entre tantas marcas e designers potenciais, nós destacamos abaixo os que mais nos chamaram a atenção na edição de verão 24 da Shanghai Fashion Week.

    Xander Zhou

    Xander Zhou chama a atenção por olhar para a moda masculina e adicionar personalidade, além de um toque autoral. Ele foi o primeiro chinês a ter uma coleção desfilada na London Fashion Week e possui atualmente mais de 20 lojas espalhadas pela Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Norte. No seu desfile da SFW, ele impressionou ao apresentar uma coleção inspirada na Inteligência Artificial, intitulada “Pro A.I.Volution.”. Esta coleção representa o desenvolvimento contínuo das experiências de longa data de Zhou com a estética “tecno-orientalista”.

     

    Clot

    A Clot, de Edison Chen, uma das pioneiras do streetwear chinês utilizou apresentação para revelar, de quebra, a nova collab com a adidas. Fundada em 2003, combinando toda a tradicionalidade chinesa com o streetwear contemporâneo, a Clot posteriormente também se transformou na Clottee, uma linha de difusão inspirada na energia das novas gerações.

     

    Mark Gong

    Mark Gong foi o designer mais jovem a desfilar uma coleção na New York Fashion Week e sua marca é conhecida por pensar em roupas para a mulher contemporânea. Ele se formou na Parsons em 2018 e se baseou em Shanghai. Inspirado na personagem Samantha Jones, de Sex and the City, Gong apresentou uma coleção totalmente pautada na “mulher nova iorquina trabalhadora”, com ligas, meias, calcinhas e algumas saias de chiffon atraentes, além de uma alfaiataria elegante, habilmente cortada em couro, lã, tweed e um fantástico tecido vermelho de micro lantejoulas. A apresentação ultra viral, teve um quê de O Diabo Veste Prada, o que atraiu ainda mais olhares.

     

    Shu Shu/Tong

    A Shu Shu/Tong é uma marca sediada em Shanghai com foco no estilo feminino com um toque diferente. Fundada por Liushu Lei e Yutong Jiang em 2015, ela apresenta mulheres modernas que ousam se expressar usando detalhes descaradamente femininos – babados, laços, bordados. A silhueta tão característica e a alfaiataria impecável são tradição na marca – tanto que já assinou coleções com Asics e vem influenciando marcas ocidentais com o seu olhar girlie weird.

     

    Staffonly

    Shimo Zhou e Une Yea criaram a Staffonly em 2015. A atmosfera geek traz uma nova face para a moda masculina tradicional. Os detalhes que compõem esta coleção foram inspirados “nas marcas e hábitos do processo de trabalho”, como Zhou os descreveu. As mochilas superdimensionadas (para todo o trabalho acumulado graças à procrastinação) e aparas de lápis de desenho animado sobre os sapatos chamaram a atenção em meio a looks com pegada preppy.

     

    Oude Waag

    Jingwei Yin graduou-se no Royal College of Art e fundou a sua Oude Waag em 2017, após trabalhar com Haider Ackermann e Hussein Chalayan. No desfile apresentado, a suavidade foi a protagonista, com inspiração nas mergulhadoras livres japonesas conhecidas como Ama, que precisam compreender seus próprios corpos para ir mais fundo. “O chiffon esvoaçante traz a sensação de flutuar no fundo do mar enquanto você se move”, disse Yin após o desfile, explicando que os muitos nós que ele empregou como pontos focais em seus drapeados e como detalhes sinuosos em suas peças sob medida foram modelados nos formatos de conchas de abalone e nas torções de pérolas naturais.

     

    CPlus Series

    A CPlus Series, de C.T. Liu teve origem em 2018, na NYFW. A marca do taiwanês possui um senso de urbanismo profundamente enraizado. As roupas de Liu são feitas para serem usadas na rua e ficam visivelmente melhores em movimento do que na tela – ele inclusive possui graduação em cinema. O intuito nesta temporada, como ele afirmou, foi transmitir a sensação de voltar do trabalho para casa depois de um longo dia. O jeans estava presente na grande maioria das peças, com cós assimétrico, maxi saias e até mini tops.

     

    Le Fame

    Finalmente, a Le Fame é uma marca com sede em Shanghai que abraça a feminilidade e, ao fazê-lo, cria roupas que atendem à forma física das mulheres. Os formatos de sereia, vestidos longos, capas e alguns modelos de capuzes marcaram a coleção, que trouxe ainda maxi acessórios, pérolas e veludo. Sexy e glam, para as que amam sonhar com um momento red carpet.

     

    Não deixe de ver
    Os looks monocromáticos que dominaram a Fila A durante a Semana de Moda de Paris
    Com referências do menswear, H&M Atelier revela sua tão aguardada coleção masculina para 2025
    Focada no novo luxo do streetwear global, Diesel apresenta collab com a Thug Club
    Horsebit Collection: Jessica Springsteen brilha na nova coleção da Citizens of Humanity
    Debenhams relança linha icônica com Kim Cattral como novo rosto da marca
    A homenagem à Benny Blanco que Selena Gomez escondeu em segundo vestido de noiva
    Kate Moss surge deslumbrante com diamantes em campanha de joias da Kismet by Milka
    Jimmy Choo realiza collab com Conner Ives com reinvenção de clássicos modelos
    ‘The Hilfiger Racing Club’: Tommy Hilfiger lança campanha de outono 2025 com Jung Hae In
    Patrocinado pela Gucci, Doja Cat vai agitar o LACMA Art+Film Gala 2025! Confira os principais detalhes