FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Aespa: a mistura perfeita entre metaverso, moda e KPOP

    Conheça o grupo que se apresenta no dia 11.09 no espaço Unimed, em São Paulo.

    Aespa: a mistura perfeita entre metaverso, moda e KPOP

    Conheça o grupo que se apresenta no dia 11.09 no espaço Unimed, em São Paulo.

    POR Redação

    A inteligência artificial e o metaverso já são parte do mundo atual, flertando com diversos campos e com a forma como consumimos notícias. É fato que a realidade virtual está longe de ser uma tecnologia acessível a todos, em especial nos países com renda mais baixa. Entretanto, há exemplos de sucesso, como o da indústria do KPOP, que encontrou um meio de reforçar a relevância de suas empresas ao combinar alta tecnologia e entretenimento.

    De shows feitos de forma holográfica – isso 7 anos antes de sequer falarmos sobre pandemia e restrições de locomoção – até recursos para realizar espetáculos em várias localidades ao mesmo tempo, as empresas de entretenimento sul-coreano já recorreram à realidade virtual para tornar as experiências de seus fãs de fato únicas. A epítome disso foi o debut do girl-group chamado Aespa, que nos apresenta suas 4 integrantes também dentro do metaverso.

    Criado em 2020 pela SM Entertainment, o grupo composto por Karina, Giselle, Winter e Ningning une realidade virtual, metaverso e hits em um universo que remete a jogos digitais. Dentro do universo ‘æ’, onde está introduzido o single ‘Black Mamba’, as artistas se transformam em heroínas reais e virtuais, que se conectam através de um aplicativo de nome ‘SYNK’, transitando entre cenários físicos e digitais, e precisam combater os planos de dominação, on e offline, da grande vilã Black Mamba, representada hora avatar, hora real, hora uma cobra gigante. Todo o conceito de marketing, imagem e inclusive construção dos looks foi pensado para contar a saga das garotas dentro do metaverso. O que no início foi visto como inusitado já prova seu valor, com inúmeros recordes quebrados, singles no topo das paradas musicais e com as meninas (reais) como embaixadoras de algumas das principais grifes do planeta.

    De coleções cápsula lançadas especialmente para o cenário virtual, como foi o caso das peças jeans em collab com a The Dematerialised, tudo é pensado linkando o mundo real ao da internet. Podemos ver uma mistura de looks punk, gótico e glam mostrando o lado rebelde com seus cortes e estilo. Grande parte do guarda-roupa de cada uma das membros apresenta peças do varejista on-line Dolls Kill, desde camisetas curtas, meia-calça, tops espartilhos e shorts. Embora roupas de marcas de luxo populares, incluindo Isabel Marant, Gucci e Balenciaga apareçam, marcas cult como Skoot Apparel e Ambush também podem ser vistas. As roupas trazem um apelo futurista, com muito couro, metalizados, comprimentos mini, brilhos e acessórios ousados.

    A responsável pelos outfits usados nos palcos é ninguém menos que a stylist de alta costura Kay Kim. “Me pediram para criar trajes artísticos e de alta costura [para] criar a imagem da Aespa que é nova, artística e única. Aceitei a oferta na hora porque achei interessante o conceito do girl group, principalmente a coisa do avatar, pois reflete a era atual em que as pessoas do mundo real interagem com um mundo virtual. Fiquei intrigada com o fato de ser um projeto sobre o futuro das pessoas”, disse Kim.

    A utilização da tecnologia para contribuir ainda mais com a experiência das indústrias da moda e música não é bem uma novidade. Entretanto, o modo como a Aespa conseguiu unir todas as frentes e de fato se manter relevante, misturando o mundo real e o virtual e caminhando (e lançando hits) em ambos, é sim inovador. 

    Não deixe de ver
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia
    Mistério revelado: Vestido de noiva de Lauren Sánchez é assinado por Dolce & Gabbana
    Havaianas se une a LoveShackFancy para nova linha que reinterpreta clássicos