FFW apresenta: Mayara Junges e a valorização do tempo na criação
Designer curitibana reflete sobre processos, conta sobre a construção da sua marca homônima e os próximos passos.
FFW apresenta: Mayara Junges e a valorização do tempo na criação
Designer curitibana reflete sobre processos, conta sobre a construção da sua marca homônima e os próximos passos.
Mayara Junges é uma estilista curitibana que vem se destacando na cena autoral brasileira com criações que equilibram minimalismo e drama. Fundadora da marca homônima, lançada em 2022, Mayara aposta em modelagens estruturadas, moulage e acabamentos artesanais — sempre dentro de uma proposta slow fashion, com peças feitas sob demanda e coleções enxutas.
Seu trabalho ganhou notoriedade com o “Top Flor”, peça criada ainda durante a pós-graduação, e desde então segue conquistando espaço em plataformas como o Shop2gether. A marca traduz uma visão refinada e autoral da moda contemporânea, onde volume, assimetria e atemporalidade caminham lado a lado. Leia na sequência.
1. Me conta de você? Sua idade, qual sua formação, de onde é, onde mora agora…
Sou a Mayara, 32 anos, designer de moda por formação e também pós-graduada em modelagem e moulage.
Nasci no interior do Paraná, numa cidade chamada Missal e hoje moro em Curitiba.
2. Quando e como surgiu a ideia de lançar a sua marca?
A marca nasceu a partir de uma peça criada na conclusão da pós-graduação que fiz – o top flor, lá em 2022. Lancei no meu perfil pessoal do Instagram e foi sucesso absoluto. Depois, a demanda para criar outras peças cresceu e acabei me apaixonando pela ideia de ter uma marca própria.
3. Como define a marca e o perfil das suas clientes atualmente?
Somos uma marca bem autoral, que segue um flow próprio. Gosto da parte mais artesanal e que respeita o tempo próprio das coisas, das pessoas. Parece utópico tudo isso nos dias de hoje, mas venho recebendo cada vez mais reconhecimento e respeito sobre esse processo mais slow da marca. Acho que é a forma mais saudável que encontrei pra não ser sugada pela produtividade insana em que o mundo tá. Espero poder manter isso por muito tempo.
Minhas clientes gostam de moda, do slow fashion, de modelagens diferentes, peças bem feitas, exclusividade. São mulheres bem autênticas e criativas.
4. Como se dá o seu processo criativo? Trabalham de acordo com o calendário? Ou de outra forma… Tem parte sob medida e outra a pronta entrega, me explica?
As ideias vêm e corro para o manequim de moulage para criar, ver na prática aquela peça nascendo e se tornando algo legal. Meu processo é bem intuitivo. Tudo que crio são frutos de desejos super pessoais.
Não seguimos calendário nem mesmo tendências – usamos somente três cores desde o começo da marca: off white, preto e vermelho. Lançamos de 3 a 4 drops por ano e nossas peças ficam em nosso catálogo sempre – pois são peças atemporais. Os volumes são a marca registrada, mas de forma minimalista: é um equilíbrio entre formas que resulta em peças-desejo com um quê de drama.
Tudo é produzido sob demanda (com pedidos feitos pelo site) e também podem ser feitas sob medida. A comunicação da marca com as clientes é bem próxima, então podemos adaptar as medidas com facilidade para que a roupa vista perfeitamente.
Aqui em Curitiba temos um showroom/ateliê onde recebemos as clientes e elas podem provar todos os modelos e conhecer os processos de produção bem de pertinho.
5. Tem alguma peça que acredite ser um best seller ou que resuma exatamente o que a marca representa?
O Top Flor e o Vestido Regata Maxi laço são disparadas as peças que mais vendemos até hoje. Acredito muito que o design do top e o drama do maxi laço do vestido são muito a cara da marca e já são reconhecidos de longe por aí.
6. Quais os próximos passos? Ou quer permanecer um pouco como está?
Estamos trabalhando para (finalmente!) montarmos nosso showroom em SP em breve, pois a grande maioria das nossas clientes está aí. Nossa base se manterá em Curitiba – produção e ateliê.
Acreditamos muito que a experiência de conhecer nossas peças de perto agrega muito mais valor ao nosso trabalho. Estamos super animadas para essa nova fase!