FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Do Punk à Moda: saiba mais sobre a designer turca Dilara Fındıkoğlu

    Um dos nomes mais interessantes da sua geração e que cancelou às vésperas seu desfile na LFW

    Do Punk à Moda: saiba mais sobre a designer turca Dilara Fındıkoğlu

    Um dos nomes mais interessantes da sua geração e que cancelou às vésperas seu desfile na LFW

    POR Laura Budin

    Dilara Findikoglu é uma designer nascida em Istambul, Turquia, mas radicada em Londres que tornou-se uma voz influente dentro da semana de moda londrina onde apresenta coleções com tons religiosos e políticos desde sua graduação. Tamanho talento, fez a designer que já vestiu nomes como Margot Robbie na after party de Barbie em Londres em julho deste ano e mais recentemente Cardi B na premiação VMA’s e Olivia Rodrigo para a Rolling Stone.

    Tanto que ao anunciar que decidiu se ausentar das passarelas nessa London Fashion Week, pegou todos de surpresa. Em entrevista, Dilara revelou: ‘‘Isso não era algo que eu queria fazer ou uma decisão que tomei levianamente, mas a realidade é que simplesmente não temos dinheiro para um desfile no momento’’.

    “Para fazer um show, preciso ter uma marca. O mundo Dilara e todo o seu drama não vem de graça. Todos precisam ser pagos’’, ponderou. Os motivos para a jovem designer parecem recair na falta de patrocínio para estilistas independentes.

    Formada pelo Central Saint Martins onde levantou sua primeira bandeira: juntou alunos que não foram selecionados para o programa final de graduação para apresentar suas coleções no pátio da universidade – movimento que ficou conhecido como #encoreCSM. A jovem, aos quinze anos, escolheu o CSM como lugar de aprendizado acadêmico, após ler sobre a experiência de John Galliano, primeiro estilista britânico a assumir uma casa francesa, em uma revista de moda.

    Na época, ela ainda estava na Turquia e mesmo com o tradicionalismo turco e pressão familiar, conseguiu se mudar para o exterior para estudar. Anos depois, a designer conseguiu seu primeiro estágio, com o próprio Galliano, na época em que o estilista fazia seu primeiro desfile para Maison Margiela.

    Dilara traz suas maiores inspirações da Turquia, onde teve que viver um ambiente hostil de guerras religiosas e extremismo. Exemplo disso, foi sua primeira coleção na temporada de Primavera/Verão 16 onde se apropriou de simbolismos religiosos como o Jardim de Éden para criar um desfile onde a religião personificava sentimentos diferentes daquele que ela havia presenciado.

    Suas roupas incorporam alfaiataria vintage, cores fortes como vermelho e preto e diversas referências ao punk e ao rock misturando experiências de sua adolescência com seus ideais feministas. Dilara tem uma visão iconoclasta e distópica e, apesar de apresentar designs nostálgicos regados à técnicas artesanais de sua cultura, a estilista também é fascinada por conceitos como ocultismo, alquimia e magia, termos e contextos que já foram utilizados em suas coleções por meio de representações figurativas de personagens dos seus livros científicos favoritos.

    ‘Joan’s Knives’, Dilara Findikoglu AW23 runway show

    Atraída pelo terror e temas intensos, Dilara retrata a moda como uma junção de todas as suas experiências, mas ressignifica a realidade triste que passou com um toque mágico e político. Já usou mitos sobre ‘’gênios’’ do islamismo para representar seus medos sobre esse mundo e vontades de escapar da Turquia até posters de bandas de rock que exibia nas paredes de seu quarto – tudo serviu de inspiração.

    Dilara foi descrita como ”a designer do futuro” por Lady Gaga e suas coleções já foram usadas também por artistas como Rita Ora, Madonna, Rihanna, Lena Headey e FKA Twigs – que foi responsável por seu destaque no show business. Em 2017 foi indicada ao Prêmio LVMH em uma categoria para a descoberta de novos talentos na moda e recentemente nomeada como designer para o prêmio New Establishment Women’s Wear.

    Não deixe de ver
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia
    Mistério revelado: Vestido de noiva de Lauren Sánchez é assinado por Dolce & Gabbana
    Havaianas se une a LoveShackFancy para nova linha que reinterpreta clássicos
    AllSaints acelera no grid da moda com coleção em parceria com a Williams Racing