Conheça PiryGótik, coletivo carioca que quer furar a bolha através de suas criações de moda

Conheça PiryGótik, coletivo carioca que quer furar a bolha através de suas criações de moda
A PiryGótik nasceu em janeiro de 2022 como um coletivo de criativos que, entre troca de referências e vivências, começaram a desenvolver estampas e combiná-las com peças de roupa para se divertirem nas pistas do Rio de Janeiro. Idealizada pelo casal carioca de artistas visuais Maria Clara Tecidio e Leonardo Portilho, a coleção chama atenção não apenas pela ousadia, mas por todo o contexto que está por trás das criações.
Juntos, criaram a narrativa que deu nome às primeiras estampas e ao próprio projeto, partindo da ideia de um projeto visual e performático direcionado para estamparia.
“A partir da criação de um storytelling inspirado em nichos sociais, associamos personagens às estampas, figurando o movimento”, revelam. As “góticas”, que seriam as pessoas com um estilo mais dark, inspirado no gótico e no emo, as “pirys”, inspiradas nas patricinhas e em pessoas com um estilo mais soft e girly, as “rolezeiras”, de personalidades mais fluidas, que circulam entre os outros grupos, e por fim, as “panques”, essas mais inspiradas nas punks e metaleiras. A mistura de tudo isso é o que inspira as estampas e o conceito PiryGótik.”
Em setembro de 2022 fizeram uma instalação com peças de roupa e móveis do coletivo, durante a festa Lâmina, idealizada e criada por Asafe Malafaia e que serviu como termômetro para este lançamento.
View this post on Instagram
Sua primeira coleção, com mais de 40 peças e estampas exclusivas, nasceu com o objetivo de furar a bolha do eixo Rio-SP, onde suas criações já ganharam um público bastante fiel.
O drop é marcado pelo uso das cores preto e vermelho que remetem ao clube de futebol carioca, Flamengo; nota-se também a combinação de verde e rosa que faz alusão à escola de samba Mangueira, dois símbolos bem cariocas. “Com esse primeiro drop, queremos estampar corpos e desenvolver looks ergonômicos para todas as horas do verão”, refletem. Além disso, nessa fase inicial também contaram colaboração da estilista Ana Júlia Colombo, fundadora da marca @volupte___.
A primeira leva de peças inclui biquínis, bermudas de nylon, tops, saias, vestidos, camisas, segunda pele, lingerie e até uma mochila/carteira criada em parceria com o designer Guilherme Sartori.
Segundo Maria Clara e Leonardo, a PiryGótik quer “dialogar com o público que persiste numa vivência urbana e nas cenas contemporâneas que se formam a partir dos encontros entre grupos sociais divergentes”. E eles não sonham baixo. Já está nos planos do coletivo a realização de um desfile.