Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton

Ícone de estilo e musa de cineastas visionários, Tilda Swinton equilibra o clássico e o ousado com maestria a partir da androginia.

Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton

Ícone de estilo e musa de cineastas visionários, Tilda Swinton equilibra o clássico e o ousado com maestria a partir da androginia.

POR Laura Budin

No último Globo de Ouro, Tilda Swinton, que concorria com o ‘‘O Quarto ao Lado’’, chamou a atenção dos brasileiros ao aplaudir efusivamente Fernanda Torres, que levou o prêmio de ‘‘Melhor Atriz em Filme Dramático’’ por ‘‘Ainda Estou Aqui’’. A reação calorosa da atriz escocesa, sempre elegante e imprevisível, virou assunto tanto quanto o próprio prêmio.

No último Globo de Ouro (2025) usando Chanel, onde concorria como ”Melhor Atriz em Filme Dramático” por ”O Quarta ao Lado”.

Conhecida por suas parcerias com cineastas visionários como Luca Guadagnino e Wes Anderson, Tilda também transita com maestria entre os universos da moda e do cinema. No tapete vermelho, sua assinatura estética mescla Chanel – marca com a qual mantém um contrato de longa data – e a ousadia arquitetônica de Haider Ackermann. Seja em um vestido Schiaparelli que mais parece uma escultura ou em um smoking ultramoderno, Tilda reafirma que vestir-se é tão performático e andrógino quanto seus papéis no cinema.

Mas não é só o guarda-roupa que transforma Tilda em um ícone: seu cabelo é quase uma personagem à parte. Dos cortes platinados e futuristas aos tons flamejantes, ele acompanha sua narrativa visual como um acessório indispensável. E esse estilo camaleônico não se limita às telas ou ao red carpet; foi assim que ela encantou o público em ‘‘Suspiria’’, congelou os espectadores em ‘‘O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa’’ e brilhou em ‘‘Michael Clayton’’, onde ganhou o Oscar.

Agora, com o Brasil voltando seus olhos para ela após seu apoio a Fernanda, Tilda reafirma seu status de musa global. Confira os looks de tapete vermelho de Tilda abaixo:

Em Veneza, em 2022

Usando Chanel na premiere de ‘‘O Quarto ao Lado’’

Usando Standing Ground no Governors Awards 2024

Na premiere de ‘‘Problemista’’ usando Haider Ackermann para Jean Paul Gaultier

No Festival de Cinema de Marrakech usando Haider Ackermann x Jean Paul Gaultier

No The Fashion Awards em 2022 usando Charles Jeffrey Loverboy

No Festival de Cinema de Londres usando Bella Freud

Em 1993, na premiere de “Orlando” em Nova York

Em 2000, na premiere de “A Praia”

Em 2002, no Festival de Cinema de Cannes

Em 2003, no Festival de Cinema de Nova York

Em 2005, no Festival Sundance de Cinema

Em 2005, no Gala da Seventh on Sale em Nova York

Em 2007, no Festival de Cinema de Cannes

Em 2008, no Orange British Academy Film Awards usando Christian Dior por John Galliano

Em 2012, no Globo de Ouro de Haider Ackermann

Em 2014, no Governors Awards usando Schiaparelli

Em 2018, no Festival de Cinema de Berlim usando Chanel

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