FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Bless: conheça a marca originalmente anti-fashion há 26 anos

    Fundada por Desiree Heiss e Ines Kaag, Bless comunica arte, moda e design de modo interdisciplinar por meio de produtos irônicos e, de certo modo, essenciais.

    Bless: conheça a marca originalmente anti-fashion há 26 anos

    Fundada por Desiree Heiss e Ines Kaag, Bless comunica arte, moda e design de modo interdisciplinar por meio de produtos irônicos e, de certo modo, essenciais.

    POR Laura Budin

    Não-tradicional, a Bless, marca de origem alemã, com sede em Berlim e Paris, está há 26 anos no mercado – e mesmo assim continua a manter uma aura quase secreta ao seu entorno. Desde sua criação, no final dos anos 1990, a Bless lança semestralmente produtos – e principalmente, objetos – que se desvinculam da tendência cultural e abraçam a essência ao invés de se apegar somente à função.

    A dupla de designers, Desiree Heiss e Ines Kaag, ambas formadas em moda, nunca se viram abraçadas pelo conceito de tradicionalismo dentro da indústria. A partir daí se lançaram em um sistema curatorial na marca: produtos que vão desde roupas, móveis e objetos para casa até acessórios variados, como escova de cabelo e capas para carro.

    Para consumir a marca é preciso ter autoconfiança

    “Alguns dos produtos são bastante inusitados e por isso exigem uma certa autoconfiança dos clientes. Outros produtos parecem clássicos e nada espetaculares, mas também precisam de certa confiança do consumidor. O objetivo final é uma peça confortável e de boa qualidade, com um estilo discreto e atemporal, que toque delicadamente a personalidade do consumidor, mas que não atraia a atenção por si só’’, relata as designers em entrevista para a SSENSE.

    Uma das criações que ilustra bem essa filosofia é o Customizable Footwear N°06, um kit selado a vácuo contendo todos os elementos necessários para que o cliente monte seu sapato. Além disso, a Bless tem como técnica fundamental o tricô, que pontuou uma série de seus lançamentos, durante os anos. Exemplos disso são as Botas Bless N°01 que se ajustam como meias, a rede Fat Knit N°28, peça de mobiliário tricotada à mão e o Cable Jewellery N°26 que serve como decoração para cabos como extensões, adaptadores, plugues e carregadores de celulares.

    De natureza fluída e sempre aberta a mudanças, a Bless se mantém extremamente fresca dentro de um mercado altamente repetitivo. Parte de sua característica de fazer coisas inesperadas, vêm com a abertura da marca à colaborações com grandes nomes do meio como Maison Margiela, que também se estabeleceu no nicho anti-fashion antes de se tornar uma marca pop. A parceria entre ambas aconteceu na coleção inverno 1997 com as Furwigs N°00 – creditada como o estopim da marca dentro do mundo de colaborações.

    A parceria improvável com a Supreme

    A mais recente parceria da Bless foi com a marca cult de skatewear Supreme. Anunciada no início do mês, a coleção consiste em puffers texturizadas, carregadores divertidos e calças híbridas, entre os highlights. Vista como improvável, a junção das duas marcas é o mais próximo que a Bless já chegou de ser uma marca ‘‘comercial’’. A colaboração ainda não tem data de lançamento.

    Para os interessados em ter um dos designs com assinatura da da Bless, a única opção é mediante solicitação e os objetos ainda podem estar sujeitos a alterações próprias das designers – tornando cada peça ainda mais original. Em um mundo tão global e efêmero é quase excepcional que uma marca continue tão nichada. E você já tinha ouvido falar na Bless?

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas