FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pensata da Palô #20: Uma banda com um nome delicioso
    Pensata da Palô #20: Uma banda com um nome delicioso
    POR

    2011/10/2521_hedi-slimaneFoto de Hedi Slimane de um letreiro “Youth”. Em português: “Juventude” ©Hedi Slimane

    via @ErikaPalomino

    Subiu ontem no blog de Hedi Slimane (e se espalhou pela rede) sua mais nova série, com um grupo de adolescentes ingleses de Manchester, integrantes de uma banda com um nome delicioso: Egyptian Hip Hop. Eles estão ainda no college, mas já chamaram a atenção dos semanários ingleses e, agora, do mundo, pelas mãos de Slimane, ex-estilista da Dior, o homem responsável pela calça skinny, pela valorização da silhueta magra, da androginia (voltando a falar dela), pela capa da Lady Gaga. And so on. Acaba de fazer 41 anos.

    No silencioso site, batizado Hedi Slimane’s Diary, ele vai postando suas fotos. Que de hobby se transformaram em ocupação principal (pelo que parece, já que sua única entrevista em três anos foi em fevereiro para o Style.com, acho que já falamos disso aqui antes). Que invejável nível de despojamento (e de dinheiro, não?). Saiu do grupo Gucci quando Tom Ford entrou de sola na casa de Yves Saint Laurent, fez história na Dior Homme mas também vazou quando lhe foi gongada a vontade de fazer uma linha feminina (as mulheres mais incríveis de Paris queriam e já vestiam suas roupas). Permite-se morar onde quiser: Paris, Berlim, Nova York. Se diz desapegado, que não tem vontade de ter “uma casa” e mora perfeitamente em hotéis. Bons hotéis, claro.

    Gradativamente, foi desenvolvendo um depuro em suas imagens fotográficas, criando um estilo. Karl Lagerfeld (que emagreceu 800 quilos somente para caber nas roupas do colega) diz que o que mais admira em Slimane é seu olhar para o moderno. Nas roupas, na música, no print. E que fica contente em poder lançar pela sua editora os livros de Slimane. Conheci Slimane uma noite em Nova York. Ele consegue ser mais tímido do que eu, não chega chegando, gosta de passar batido, o mais invisível possível. Bons observadores são assim.

    Quem estranhou o adjetivo silencioso empregado no segundo parágrafo deste texto vai entender vendo as fotos. Elas tem uma contemplação, uma calma, um pouco de voyeurismo e admiração. Distanciamento e intimidade. Retratam em preto e branco jovens em shows de rock, festivais (Coachella, recentemente), parques. Olha para cima, para a arquitetura, com pegada geométrica quase ingénua, mas sempre bem enquadrada. Já fez móveis de linhas limpíssimas e em sua gestão na Dior fez de cada loja um oásis de design com nomes vindos da arte. Repetitivo? Também foi disso acusado na Dior. Ele não se importa e segue.

    Na escolha de seus castings ou de seus objetos, também exerce curadoria. Foi assim com o The Drums e agora com os moleques do Egyptian Hip Hop (Nikc Delap, Alex Pierce, Alexander Hewett, Louis Stevenson Miller, produzidos por Sam Eastgate, do Late of the Pier). O som é fresco. Tem a energia da juventude que está no trabalho de Slimane como um todo. Algo que, como fotógrafo, o coloca na tradição de nomes como Larry Clark. Sem agulhas de heroína.

    Slimane (que parece ter alguma ascendência brasileira, não sei direito) veio ao Brasil. Diz a lenda que na noite de 31 de dezembro ele pegou o avião no Rio de Janeiro de volta para a Europa. Para ver os fogos do alto.

    Não deixe de ver
    Luxo consciente! Marca de skincare Beau Domaine aposta em embalagens renovadas
    Marca esportiva inova ao lançar linha de toucas de natação para cabelos crespos, dreads e volumosos
    Casual e luxuoso! Dakota Johnson aposta em tênis chunky e bolsa Gucci maxi nas ruas de Nova York
    ‘Reborn Series: Iconic Stories’: Bvlgari aposta em série digital com ícones contemporâneos
    Oakley faz parceria e irá produzir viseiras espaciais para missão Artemis III ao polo sul lunar
    Nova fase na Marni: Meryll Rogge assume direção criativa da marca italiana
    Para a final masculina de Wimbledon, Lily Collins aposta em Calvin Klein; confira o look
    Ícone da nova geração, Wu Lei é o novo rosto da Burberry; saiba mais
    Soft Gloss Blonde! Schwarzkopf aposta em Lindsay Lohan para traduzir o luxo nos cabelos
    Esthera: bolsas para todas as horas do dia