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    Alexandre Herchcovitch MEN
    Inverno 2010 RTW
    Todos Ler Review
    Por Augusto Mariotti 21.jan.10

     

    Inspirado no filme "O Sétimo Selo", do sueco Ingmar Bergman, Alexandre Herchcovitch toma emprestado a obscuridade do longa-metragem para compor um dos invernos mais 
    desejáveis (pelo menos para os meninos) nesta temporada. 
    O personagem Antonius Block, interpretado por Max von Sydow no filme (apesar de pouco conhecido do mundo, o ator foi um dos favoritos de Bergman), divide os 
    holofotes do desfile com outra figura popular: a Morte. Todos os modelos surgem de cara pintada imitando uma caveira com dupla funcionalidade: é a marca registrada 
    de Alexandre, mas também é como a ceifeira tem sido retratada ao longo dos séculos. 
    Logo na abertura, os cinco primeiros looks trazem consigo a névoa que aparece em quase todo o filme, aqui convertida em capas, hoodies, calças e camisas pretas ultra 
    transparentes que são sobrepostas às outras peças do look dando a impressão de que os meninos estão envoltos por uma fumaça espessa, ectoplásmica. É o primeiro 
    movimento no tabuleiro. Os peões de Antonius Block avançam. O tabuleiro de xadrez é convertido numa estamparia, naturalmente, de xadrezes. Três looks destoam, mas 
    não incomodam, com o xadrez vermelho-fogo, um deles numa saia releitura do kilt escocês.  
    No turno da coletora de almas, os looks são total black, têm capuzes, alfaiataria ampla e cheia de dualidades (os trench-coats possuem cinto apenas num dos lados da 
    cintura, por exemplo). Jaquetas viram hoodies que viram trenches que viram ponchos que viram capas. E evolução da alfaiataria e a perfeição da modelagem são quase 
    tão transcedentais quanto o tema da coleção. É a vez da Morte mover suas peças mais influentes no xadrez. Cavalos, bispos e torres entram em jogo. 
    De volta ao cavaleiro medieval, Alexandre transforma fios de Lurex em cotas de malha de ferro (que na verdade são moletons e hoodies), alçando o tecido brilhante a 
    todo um outro nível de aplicação/interpretação. De calças mais folgadas, com barras dobradas e cós alto, o diabo aparece num passeio completo listrado (as listras, 
    historicamente, são o pano do tinhoso), anunciando que o jogo precisa chegar ao fim. Na sequência, uma bateria de looks que se apropriam dos quadriculados do xadrez 
    causam vertigem pelo efeito op-art, mas logo são amenizados pela entrada do bloco final de comensais da morte: todos vestidos de capuzes pretos, dentro de casacos 
    que são esvoaçantes não pelo tecido rasgado, mas pela meticulosa aplicação de zíperes e fendas. Nos dois looks finais, a Morte se acalma, adota um semblante 
    quase-humano, estranhamente arquidiocesiano, ganha aplicações de pele e amplitude para mostrar que é soberana. E, assim como no filme, fica evidente que é impossível 
    superar a morte, que aqui se torna o grande momento da vida. 
    Difícil também vai ser algum estilista da moda masculina superar essa coleção. Alexandre Herchcovitch deu um cheque-mate.
    Diretor de desfile: Roberta Marzolla
    Produtor executivo: Alexandre Herchcovitch
    Stylist: Maurício Ianês
    Make up & hair: Celso Kamura
    Trilha sonora: Max Blum

    Inspirado no filme "O Sétimo Selo", do sueco Ingmar Bergman, Alexandre Herchcovitch toma emprestada a obscuridade do longa-metragem para compor um dos invernos mais desejáveis (pelo menos para os meninos) de todos os tempos. 

    O personagem Antonius Block, interpretado por Max von Sydow no filme (apesar de pouco conhecido do mundo, o ator foi um dos favoritos de Bergman), divide os holofotes do desfile com outra figura popular: a Morte. Todos os modelos surgem de cara pintada imitando uma caveira com dupla funcionalidade: é a marca registrada de Alexandre, mas também é como a ceifeira tem sido retratada ao longo dos séculos. 

    Logo na abertura, os cinco primeiros looks trazem consigo a névoa que aparece em quase todo o filme, aqui convertida em capas, hoodies, calças e camisas pretas ultra transparentes que são sobrepostas às outras peças do look dando a impressão de que os meninos estão envoltos por uma fumaça espessa, ectoplásmica. É o primeiro movimento no jogo. Os peões de Antonius Block avançam no tabuleiro de xadrez convertido em estamparia – naturalmente, de xadrezes. Três looks destoam dos restantes, mas não incomodam, com o xadrez vermelho-fogo, um deles numa saia releitura do kilt escocês.  

    No turno da coletora de almas, os looks são total black, têm capuzes, alfaiataria ampla e cheia de dualidades (os trench-coats possuem cinto apenas num dos lados da cintura, por exemplo). Jaquetas viram hoodies que viram trench-coats que viram ponchos que viram capas. A evolução da alfaiataria e a perfeição da modelagem são tão (ou mais) transcendentais quanto o tema da coleção. É a vez da Morte mover suas peças, que logo se mostram as mais influentes deste xadrez.

    De volta ao cavaleiro medieval, Alexandre transforma fios de Lurex em cotas de malha de ferro (na verdade são moletons e hoodies), alçando o tecido brilhante a todo um outro nível de aplicação/interpretação. De calças mais folgadas, com barras dobradas e cós alto (alguns modelos chegam a ser pregueados, numa referência ao manto da Morte), o diabo aparece num passeio completo listrado (as listras, historicamente, são o pano do tinhoso), anunciando que o jogo precisa chegar ao fim.

    Na sequência, uma bateria de looks que se apropriam dos quadriculados do xadrez causam vertigem pelo efeito op-art, mas logo são amenizados pela entrada do bloco final de comensais da morte: todos vestidos de capuzes pretos, dentro de casacos que são esvoaçantes não pelo tecido rasgado, mas pela meticulosa aplicação de zíperes e fendas. Nos dois looks finais, a Morte se acalma, vencedora, adota um semblante quase-humano, estranhamente arquidiocesiano, ganha aplicações de pelos animais e amplitude para mostrar que é soberana. E, assim como no filme, fica evidente que é impossível superá-la. Ela é o grande momento da vida. E não poderia deixar de ser o grande momento deste desfile.

    Trabalhando com o tema que tem mais afinidade, Alexandre Herchcovitch lança o xeque-mate da temporada. Game over.

    Diretor de desfile: Roberta Marzolla

    Produtor executivo: Alexandre Herchcovitch

    Stylist: Maurício Ianês

    Make up & hair: Celso Kamura

    Trilha sonora: Max Blum