Inspirado no filme "O Sétimo Selo", do sueco Ingmar Bergman, Alexandre Herchcovitch toma emprestada a obscuridade do longa-metragem para compor um dos invernos mais desejáveis (pelo menos para os meninos) de todos os tempos.
O personagem Antonius Block, interpretado por Max von Sydow no filme (apesar de pouco conhecido do mundo, o ator foi um dos favoritos de Bergman), divide os holofotes do desfile com outra figura popular: a Morte. Todos os modelos surgem de cara pintada imitando uma caveira com dupla funcionalidade: é a marca registrada de Alexandre, mas também é como a ceifeira tem sido retratada ao longo dos séculos.
Logo na abertura, os cinco primeiros looks trazem consigo a névoa que aparece em quase todo o filme, aqui convertida em capas, hoodies, calças e camisas pretas ultra transparentes que são sobrepostas às outras peças do look dando a impressão de que os meninos estão envoltos por uma fumaça espessa, ectoplásmica. É o primeiro movimento no jogo. Os peões de Antonius Block avançam no tabuleiro de xadrez convertido em estamparia – naturalmente, de xadrezes. Três looks destoam dos restantes, mas não incomodam, com o xadrez vermelho-fogo, um deles numa saia releitura do kilt escocês.
No turno da coletora de almas, os looks são total black, têm capuzes, alfaiataria ampla e cheia de dualidades (os trench-coats possuem cinto apenas num dos lados da cintura, por exemplo). Jaquetas viram hoodies que viram trench-coats que viram ponchos que viram capas. A evolução da alfaiataria e a perfeição da modelagem são tão (ou mais) transcendentais quanto o tema da coleção. É a vez da Morte mover suas peças, que logo se mostram as mais influentes deste xadrez.
De volta ao cavaleiro medieval, Alexandre transforma fios de Lurex em cotas de malha de ferro (na verdade são moletons e hoodies), alçando o tecido brilhante a todo um outro nível de aplicação/interpretação. De calças mais folgadas, com barras dobradas e cós alto (alguns modelos chegam a ser pregueados, numa referência ao manto da Morte), o diabo aparece num passeio completo listrado (as listras, historicamente, são o pano do tinhoso), anunciando que o jogo precisa chegar ao fim.
Na sequência, uma bateria de looks que se apropriam dos quadriculados do xadrez causam vertigem pelo efeito op-art, mas logo são amenizados pela entrada do bloco final de comensais da morte: todos vestidos de capuzes pretos, dentro de casacos que são esvoaçantes não pelo tecido rasgado, mas pela meticulosa aplicação de zíperes e fendas. Nos dois looks finais, a Morte se acalma, vencedora, adota um semblante quase-humano, estranhamente arquidiocesiano, ganha aplicações de pelos animais e amplitude para mostrar que é soberana. E, assim como no filme, fica evidente que é impossível superá-la. Ela é o grande momento da vida. E não poderia deixar de ser o grande momento deste desfile.
Trabalhando com o tema que tem mais afinidade, Alexandre Herchcovitch lança o xeque-mate da temporada. Game over.
Diretor de desfile: Roberta Marzolla
Produtor executivo: Alexandre Herchcovitch
Stylist: Maurício Ianês
Make up & hair: Celso Kamura
Trilha sonora: Max Blum