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    MISCI
    Verão 26
    Foto: Zé Takahashi
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    Foto: Zé Takahashi
    Por Carolina Vasone 25.abr.25

    Na primeira fila, nomes conhecidos de universos diferentes, como a deputada Erika Hilton, a atriz Mariana Ximenes, a influenciadora Mari Gonzalez e o produtor musical Carlos do Complexo. Na passarela, a interpretação de Airon Martin de Tieta — a personagem do livro de Jorge Amado, mas principalmente da novela da Globo, de 1989, cujos 200 capítulos ele fez questão de assistir. Como o próprio estilista da Misci definiu em entrevista ao FFW, a Tieta do passado é usada como metáfora da mulher progressista que ele quer vestir hoje. Essa mulher, assim como a personagem, tem sensualidade e mistura vivências locais com experiências cosmopolitas. Para lembrar a história de Tieta: ela é expulsa de sua cidade no sertão da Bahia e, 26 anos depois, volta triunfante e repaginada após alcançar sucesso em São Paulo.

    Na Misci, os códigos são redefinidos e a sensualidade de Tieta vira artsy — às vezes conceitual. É uma mulher que é do mundo, mas faz questão de exaltar suas raízes. Na coleção, isso acontece na harmonização do design contemporâneo e da alfaiataria com as manualidadeso e o regionalismo brasileiros. Há parcerias com os sapatos urbanos de Paula Torres (botas com canos de vários comprimentos, solados tratorados) e com os bordados das artesãs da Casa das Bordadeiras, em Timbaúba dos Batistas, e da Associação Rendeiras de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte (por meio do Instituto Riachuelo).

    A cartela e a combinação de cores do styling de Renata Corrêa merecem um capítulo à parte: azul bebê com vermelho num conjunto masculino de blazer e calça com camisa; rosa bebê com azul; marrom com rosa claro. O marrom, aliás, reinou na passarela. Entre as estampas que remetem ao sertão nordestino, há a do artista carioca Elian Almeida (galeria Nara Roesler), que aparece em várias peças — entre elas, camisas que brincam com o estilo de se vestir dos homens das cidades pequenas do Nordeste: coloridas, decotadas, com os botões abertos. Há recortes, experimentações, o chique, o que seria brega — tudo costurado com bom gosto e humor. Dá até vontade de sair por aí com uma camisa branca com o nome Tieta pintado de vermelho.