Sob a lua cheia e um céu estrelado, a Gucci apresentou hoje sua coleção ‘Cosmogonia’ de Resort 22/23 no Castelo del Monte, em Andria, Itália.
Informações importantes para o tema da coleção, ‘Cosmogonia’, significa um grupo de doutrinas religiosas, místicas e/ou científicas que buscam explicar as origens do universo. Alessandro Michele mistura conceitos científicos e técnicos com o misticismo enquanto olha para os seus e reflete sobre ‘A Origem’.
As muitas cores da cartela são vivas e tingem os muitos pelos, um dos pontos fortes da coleção. Outras peças apresentam fundos azuis e roxos com bordados em cristais, como as estrelas que brilhavam no céu. As estampas geométricas brincam com a noção de distorção e do místico aparecem como uma alusão à matemática da astronomi. Como a escolha do castelo como cenário para o desfile já denuncia, Michele volta também à era Medieval e Renascentista, uma época a partir da qual o estudo sobre os céus passou a evoluir. Essa referência é trabalhada nas muitas capas e golas elisabetanas que, misturadas às cores fortes e formas geométricas quase lembram uma estética circense.
Uma obsessão de Michele em muitas coleções, a estética cigana aparece nesta com mais força – e razão – para representar aqui um misticismo e saberes tradicionais. A figura masculina também recebe diferentes interpretações, com looks que brincam com o gênero, como gosta o designer e ternos salpicados de cristais combinados a sapatos de salto.