A Alyx, marca de streetwear que alçou Matthew Williams ao sucesso - e consequentemente ao cargo de diretor criativo da Givenchy -, apresentou sua coleção em Milão hoje. A marca, que se originou em NY, está baseada em Milão desde 2017, quando o designer se mudou para estar mais próximo de seus fornecedores e colaboradores, mas essa é a primeira vez que o designer se apresenta em Milão pela marca. A capital italiana é também o endereço do grupo de moda que é dono da Alyx.
A marca, que surgiu inicialmente focada no vestuário feminino, apresenta uma coleção tanto masculina quanto feminina, concebida junta. Intitulada Fade, a apresentação da Alyx reflete sobre um fade in e out, como uma entrada e saída gradual e etérea da estranha realidade em que vivemos. Os principais pilares da marca consistem em tecnologia têxtil, futurismo e subculturas, aspectos que aparecem com ares futuristas e uma paleta de cores mais sóbrias, com exceção de tons de vermelho e rosa. Para Matthew Williams, em entrevista a Vogue, sobriedade é um dos traços mais punks da atualidade. A Mono-Boot, calçado signature da marca, recebe uma nova versão, com solado em EVA, uma evolução do mono slip-on.
Existe um forte utilitarismo e um ar de vestuário pós-apocalíptico, seja nos volumes das puffer jackets, nas roupas recortadas, zíperes e peças que parecem prontas para atividades esportivas ao ar livre, que contrastam com looks altamente urbanos por outro lado. A mistura de materiais e tecidos, já tradicional da Alyx também aparece forte nesta coleção, couros se mesclam com tecidos vinílicos, texturas felpudas, plumas e alfaiataria. As toucas em estilo balaclava, tendência crescente no exterior, também aparecem em diversos looks da coleção, destaque também aos acessórios, bolsas e óculos.