Existem algumas marcas e designers que podem fazer roupas incríveis que falam por si só e isso basta. A Valentino de Pierpaolo Piccioli é uma delas. A coleção de Anatomy Of Couture se inspira nos formatos do corpo e nos próprios códigos da Alta Costura. Pierpaolo se inspira na anatomia dos corpos, de diferentes corpos: "Eu queria que a inspiração fosse o corpo em si - a anatomia do corpo e de diferentes corpos" conta o designer à imprensa. A primeira entrada traz um decote que já vimos em outras ocasiões, que abraça o corpo e o busto da modelo Kristen McMenamy perfeitamente.
O tema vai evoluindo e aparece sutilmente ao longo da coleção, provavelmente um dos castings mais diversos que já vimos em um desfile de alta costura. A coleção ao mesmo tempo que relembra a tradição do segmento também quebra com as regras e tem um perfume muito contemporâneo. Vemos na passarela mulheres de diferentes silhuetas e formatos de corpo, idades, etnias - e também homens - em ilustres silhuetas Valentino. Trazer modelos gordas e de diferentes tipos em uma das passarelas mais tradicionais do mundo, nos salões de Alta Costura da Place Vendôme é, por si só, um statement. "Eu acho que a modernidade não gosta do formato da couture, mas nessa abordagem, eu quebrei as regras da Alta Costura, não tendo apenas um corpo mas replicando isso em 50, 60, múltiplos" afirma Pierpaolo Piccioli.
A construção das peças é primorosa, dos mais simples aos mais complexos looks. A Valentino mostra que é possível fazer uma Alta Costura sem extravagância e ainda assim criar imagens e peças impactantes, com igual sofisticação e elegância. As cores fortes e marcantes como o amarelo, verde, rosa e lilás aparecem graciosamente com o trabalho único de cores que o diretor criativo faz como ninguém. Destaque também para as criações em brilhos e metais, que se assemelham à construções de correntes. O número significativo de looks masculinos, que raramente aparecem nas passarelas da Alta Costura, também são um destaque da coleção da Valentino, que esta reescrevendo com suas próprias mãos os códigos da Couture.