FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pensata da Palô #2: nada se cria, tudo se copia!
    Pensata da Palô #2: nada se cria, tudo se copia!
    POR

    E já que um dos personagens da semana foi o Chacrinha, por conta do programa que passou na TV Globo e do documentário “Alô Alô Terezinha”, podemos começar citando um dos aforismos mais conhecidos do Velho Guerreiro, a de que “nada se cria, tudo se copia”, interpretando como sempre com liberdade a frase de Lavoisier, de que “na natureza nada se cria, tudo se transforma”.

    2011/10/1107_chacrinha-lavoisierNa pintura original de Jacques-Louis David, o cientista Lavoisier figura ao lado de sua esposa. No nosso remix, ele divide a cena com Chacrinha © Divulgação/MetMuseum

    Pra gente, aqui da moda, este viés vem valendo há tempos. Até porque, o próprio surgimento do conceito da moda se deu a partir da cópia. Lá no aparecimento da vida nas cidades, os burgueses copiavam as modas e modismos dos nobres, que por sua vez para deles se diferenciarem inventavam novas modas e modismos, e por aí vai.

    Não precisa saber muito de história de moda para saber que, de lá para cá, a velocidade dessas mudanças se acelerou deveras, e a velocidade das cópias também.

    Quando comecei a escrever sobre moda, em 1988, e sobretudo em meados dos anos 1990, quando o Brasil começou a querer mostrar sua cara como lançador de moda, estive no front dos que lutavam por autoria e criação legítimas. Precisávamos construir a identidade da tal Moda Brasil; precisávamos construir uma auto-estima que passasse pelas mãos de quem desenhava as roupas e pelas mãos de quem fosse pegar a carteira para pagar por elas. Que não se achasse que o que custava em moeda estrangeira fosse melhor. Para isso, precisaríamos aniquilar a mentalidade colonizada que nos foi imposta, de que só o que vem de fora é bom.

    2011/10/1113_fever-rayKarin Dreijer Andersson, do Fever Ray, e seu famoso make de esqueleto © Divulgação

    Nos dias de hoje, personagens da elite e não apenas da elite da moda se sentem confortáveis e orgulhosos o suficiente para dizer até com a boca cheia o nome de uma marca brasileira quando perguntados de quem é sua roupa – ai, que casaco lindo; que linda sua blusa, etc.

    Em 2010, confesso que me incomoda menos quando vejo “citações”, influências, “inspirações” de marcas internacionais em coleções nacionais. O jornalista Godfrey Deeny super concorda! Quem não tem Balenciaga caça com gato; quem não pode pagar Lanvin troque por lebre. E pense pelo lado bom: podemos pagar com nossos reais e ainda parcelar no cartão ou no cheque em zilhões de vezes.

    2011/10/1105_filhas-de-gaia-inverno-2010As armaduras com florais da grife Filhas de Gaia para o Inverno 2010 © Agência Fotosite

    Também acompanho o mundo das artes, em que o copy-left, as apropriações, as referências vem sendo chacoalhadas sob o conceito do remix. Quem fez primeiro, quem fez o quê… Tudo isso me importa menos.

    2011/10/1108_mona-lisa-vik-munizAs Mona Lisas do brasileiro Vik Muniz: geleia de morango, manteiga de amendoim e quinhentos anos as separam da original de da Vinci © Divulgação/MASP

    Como na natureza, o supermercado de estilos dos 90 deu lugar ao liquidificador de tendências: inverno, verão, Prada, Marni, Marc Jacobs. UI! Como diria Regina Guerreiro.

    A questão é: assumir. Se assumir também. E não se assumir como o último grito da moda, a próxima cocada preta. Assumir também influências. E a angústia delas. Para os mais cabeçudos, recomendo o leitura de “A Angústia da Influência”, do critico literário Harold Bloom.

    É digno assumir suas influências e suas referências. Afinal, estamos em plena era do remix. E do Google e do Youtube. E para remixar outra frase famosa: uma saia é uma saia é uma saia. Tudo já foi feito. Ou não?

    2011/10/1106_banksy-rouba-picassoO mote de Pablo Picasso – “os maus artistas imitam, os grandes roubam” – na pedra filosofal “furtada” pelo britânico Banksy © Reprodução

    + Pensata da Palô #1: blogs, Twitter, Suzy Menkes, Slimane e Prada

    Não deixe de ver
    Ele vem muito aí! Harry Styles anuncia retorno ao Brasil; veja onde e quando
    Confira a lista de filmes e artistas indicados ao Oscar 2026
    Oscar 2026: Confira a lista de indicados e destaques da maior noite do cinema
    Com usar tênis marrom?
    Como usar tênis marrom? Aprenda a combinar o novo queridinho das fashionistas
    Com look casual, Jennifer Lopez usa bolsa super rara da Hermès de couro de crocodilo
    "O Agente Secreto" indicado ao Oscar
    ‘O Agente Secreto’ recebe quatro indicações ao Oscar 2026; saiba quais são
    Perfumes E.l.f. e H&M
    E.l.f. e H&M lançam coleção de perfumes inspirada em produtos virais de maquiagem
    Cheiro de princesa: Qual o perfume favorito de Kate Middleton? Nós descobrimos!
    Rihanna e A$AP Rocky em NY
    O segredo do look de inverno de Rihanna: Bomber da Dior e bolsa Louis Vuitton
    Louis Vuitton revela relógio de diamantes inspirado em troféu em parceria com a UNICEF na MFW
    Bolsa The Snatch da Givenchy
    The Snatch: A bolsa da Givenchy que transforma curvas corporais em acessório de luxo