A Casa de Criadores só acontece no fim do mês, a partir do dia 28, mas Igi Ayedun mandou um e-mail contando pro FFW alguns detalhes sobre a inspiração da linha feminina da Sumemo, que estréia no evento fechando o primeiro dia de desfiles, no Shopping Frei Caneca. Falando nisso, logo menos entra no ar na seção de notícias um perfil de cada marca estreante nessa edição do evento. Fiquem de olho!
————————————————————————————————————————————————
From: Igi Lolá Ayedun <[email protected]>
Date: 2010/11/10
Subject: Igi Ayedun e Marcelo Salgado Casa de Criadores
To: romeu <[email protected]>
Eu, Igi Ayedun, 20 anos e o Marcelo Salgado, 20 anos estrearemos na 28 Casa de Criadores dessa temporada a frente do estilo da Sumemo. Nós nos conhecemos na faculdade durante o curso de design de moda da Santa Marcelina. Eu troquei o curso de moda por uma faculdade de Artes Plásticas, enquanto Marcelo pretende se formar no próximo ano. Sempre nos demos muito bem com os trabalhos de faculdade, trabalhávamos em dupla e as idéias e os gostos sempre foram muito próximos. Mesmo depois de eu sair curso de moda continuamos alimentando a nossa cumplicidade e sempre dávamos pitacos nos trabalhos individuais de cada um. Eu sonho demais com as possibilidades de criação e o Marcelo é a única pessoa que consegue tornar isso possível e vestível com talento e boas pitadas de requinte.
Quando recebemos o convite do skatista Alex Poisé para criarmos o estilo da divisão feminina da marca, ficamos logo entusiasmados. Na mesma noite nos debulhamos em um processo intensivo de pesquisa e especulações sobre o que poderia ser apresentado nas passarelas. Resolvemos falar do ano de 1977 em Nova Iorque, nos baseamos no documentário produzido pela VH1 chamado NY77 – The coolest year in Hell.
Optamos por transfigurar as referências do nosso processo criativo de uma forma bem pessoal, não estamos falando sobre os anos 70, estamos falando especificamente de 77 na Big Apple. O tema é super abrangente e traz um painel imenso de referências que têm tudo para serem literais. Entretanto, buscamos o que há de mais sinestésico dentro de uma série de movimentos simultâneos e efervescentes da época. 77 foi ano do CBGB, do Studio 54, do fim das block parties, do Blondie, do Talking Heads, da Diana Ross, Gloria Gaynor, Afrika Bambata, Beastie Boys… Foi o ano da descoberta da sexualidade enquanto entretenimento…. As primeiras expressões da graffiti art nos metrôs de NY e o ano do Black Out – 24 hrs sem luz elétrica e um grande caos. Acreditamos que a mulher SUMEMO é feminina, muito muito muito sexy e imponente.
O desfile terá styling do David Pollak, casting Way Model e beleza por Lau Neves. Estamos trabalhando duro para que tudo saia nos conformes. Queremos muito mais um produto bem acabado, do que uma forma mirabolante de se vestir. Sem perder a essência do street wear, muito presente no DNA da marca. Estamos super ansiosos e dispostos para o futuro.
Além da SUMEMO, desenvolvemos uma linha especial de lingerie para uma nova marca chamada UNDER e estamos criando a nossa propria marca de cocktail dresses que será lançada em fevereiro do ano que vem.