Lucas Pinheiro Braathen é um daqueles nomes que o Brasil começou a ouvir há menos de dois anos, mas que já circula com força lá fora. Porta-bandeira do Time Brasil nos Jogos de Inverno 2026, o esquiador é hoje a principal esperança do país por uma medalha inédita no gelo.
Dupla cidadania e multicultura
Filho de mãe brasileira e pai norueguês, Braathen nasceu em Oslo e cresceu entre dois mundos e dois idiomas. Fluente em português, norueguês e inglês, iniciou a carreira no esqui por influência do pai, que o levou para as pistas durante os longos invernos europeus. O talento apareceuaos 18 anos, quando já competia em alto nível no circuito norueguês e estreou na Copa do Mundo de Esqui Alpino em 2018.
Seu flerte com a moda
Patrocinado pela Moncler, o atleta acabou aproximando a marca francesa do Brasil ao ponto dela decidir patrocinar a delegação inteira nos Jogos de Inverno – algo que não fazia há 58 anos. Interessado por moda e com um estilo cheio de personalidade fora das pistas (ele também ataca de DJ), Lucas ainda colabora com o design dos uniformes que usa para competir – como a roupa de esqui alpino desenvolvida para a seleção brasileira com a Moncler.
Rosto de revistas e campanhas
Outra curiosidade é sua atuação como modelo. O atleta foi capa de revistas como Snow Magazine e L’Équipe, além de estrelar campanhas para marcas como Moncler e Oakley.
Representante do Brasil nas competições
Especialista em slalom e slalom gigante, Braathen foi campeão da Copa do Mundo de Slalom em 2023. Em 2024, já pelo Brasil (antes esquiava pela Noruega), fez história ao conquistar a primeira vitória do país na Copa do Mundo de Esqui Alpino. Não é exagero dizer que Lucas Pinheiro é a nova estrela para o esporte brasileiro – e um nome para ficar de olho, dentro e fora das pistas.