O estilista Valentino Garavani morreu aos 93 anos nesta segunda-feira, 19. Fundador da maison que leva seu nome, começou a carreira em Paris, retornou à Itália e, em 1960, abriu sua própria casa de moda em Roma. O designer deixou um legado no mundo da moda após sua história e trajetória. Confira 7 curiosidades sobre Valentino Garavani!
1- Coleção de porcelana antiga
De acordo com o blog Etiqueta Única, Valentino possuía mais de 100 conjuntos antigos da década de 1930. Aliás, escolhia quais delas seriam usadas para seus jantares luxuosos e quais estariam apenas em sua refeições do dia a dia.
Ver essa foto no Instagram
2- Fã de arranjos de mesa
Ainda pensando na decoração para suas lindas mesas de jantares, Valentino era muito rigoroso. Usava flores espalhadas, chocolates, objetos em cima de toalha em tons de amarelo pálido, rosa empoeirado, azul pó ou verde jade.
3- Apaixonado por Pug’s
Valentino também gostava muito de cachorros da raça Pug. Aliás, tinha alguns deles em casa cujos nomes eram Milton, Maude, Monty, Margot e Molly. “Tudo começou com Maggie, a mãe deles; desde então adoro o som dos nomes com M”, contou ele em uma entrevista.
Ver essa foto no Instagram
4- Por que vermelho?
Para o estilista, o emblemático ‘Vermelho Valentino‘ transcende a estética, tornando-se uma verdadeira assinatura de sua identidade e visão de moda. Seu amor pela cor nasceu depois que ele foi assistir a ópera Carmen em Barcelona quando ele era jovem.
Ver essa foto no Instagram
5- Legado de Jean Dessès e Guy Laroche
Ainda de acordo com o blog, aos 15 anos, Valentino desembarcou em Paris determinado a dominar os segredos da alta-costura. Sua formação acadêmica consolidou-se na prestigiosa Chambre Syndicale de la Couture e, logo em seguida, sua técnica de desenho ganhou refinamento ao estagiar com Jean Dessès e observar de perto o trabalho em casas como Balmain e Christian Dior.
Após cinco anos de aprendizado com Dessès, ele migrou para o ateliê de Guy Laroche. Foi sob a mentoria de Laroche que o estilista afirma ter verdadeiramente lapidado seu talento. Bastaram apenas dois anos de experiência prática ali para que ele se sentisse pronto para fundar sua própria maison
6- Polêmica com a década de 80
Valentino não era muito fã das roupas da década de 80. Por mais que gostasse das décadas de 40, 50 e 60, ele chegou a desacreditar de seus próprios desenhos em 1980, principalmente por causa das gigantescas ombreiras.
7- Amante de cinema
Quando jovem, o estilista era apaixonado por cinema. Tudo começou quando sua irmã mais velha passou a levá-lo às sessões, acompanhada do namorado. A justificativa era de que Valentino evitaria que algo de inadequado acontecesse. Nessa época ele se encantou pelos telões e vestidos usados pelas estrelas.
Ver essa foto no Instagram