O cinema brasileiro continua a se destacar no cenário internacional, trazendo orgulho aos espectadores do país. Na noite do último domingo, 11, o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro 2026. Assim, superando o concorrente favorito, “Valor Sentimental”, da Noruega.
Em seu discurso de aceitação, Kleber Mendonça Filho expressou sua gratidão: “Muito, muito obrigado. Quero agradecer a todos do Brasil. Obrigado ao Wagner Moura, que é um grande ator. A melhor coisa é quando temos a combinação de um excelente ator e de um excelente amigo. Essa combinação é explosiva”.
Na disputa pelo reconhecimento estavam também obras notáveis de outras partes do mundo, como “Foi Apenas um Acidente”, da França; “No Other Choice”, da Coreia do Sul e mais. Kleber comentou sobre a importância deste momento para a indústria cinematográfica, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil: “Esse é um momento muito importante na história para fazer cinema. Jovens cineastas, continuem fazendo filmes”. Seu encorajamento reflete uma visão otimista sobre o futuro das produções cinematográficas.
Seguindo a tradição
“O Agente Secreto” se tornou o segundo filme brasileiro a receber essa honraria na categoria, seguindo os passos de “Central do Brasil”, que venceu em 1998. Embora “Orfeu Negro”, produção franco-brasileira de 1959, tenha recebido o prêmio em 1960, o troféu foi atribuído à França, segundo o GZH.
Ademais, a trajetória do longa-metragem teve diversas conquistas. Entre os prêmios recebidos, destacam-se duas distinções no Festival de Cannes. Sendo Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura. Além disso, o filme também ganhou como Melhor Filme Estrangeiro no Critics Choice Awards.
View this post on Instagram