Na nova temporada de “Emily em Paris”, a protagonista Emily Cooper (Lily Collins) passa por um grande perrengue ao oferecer ideias para uma campanha da Fendi. Entretanto, não é para um produto qualquer, mas sim para uma nova bolsa baguette, clássico modelo da grife.
A situação da proposta fica um tanto quanto embaraçosa e a agência de marketing da série acaba não conseguindo seu grande contrato com a gigante italiana. Mas por que a campanha de uma bolsa é algo tão importante?
Entenda a seguir como a bolsa baguette da Fendi se tornou um ícone fashion e porquê é um dos acessórios mais famosos do mundo.
Origem do modelo
A icônica bolsa da Fendi é uma criação da diretora artística e membro da terceira geração da família, Silvia Venturini Fendi, em 1997. Figuras famosas como Elizabeth Taylor, que supostamente possuía ao menos 18 exemplares do modelo, ajudaram a consolidar sua fama.

Recentemente, celebridades contemporâneas também usaram a Baguette. Madison Beer foi flagrada levando seu celular e uma bolsa Fendi enquanto se dirigia a uma aula de exercícios em Los Angeles. Já Zoë Kravitz optou por uma versão verde neon durante um dia de inverno em Nova York. Rihanna, após anunciar sua gravidez, ainda apareceu com uma versão crossbody divertida, em formato de baguete, ao visitar o restaurante Carbone. Alex Consani também costuma usar a bolsa em diferentes eventos.
Como o nome sugere, o design da Baguette foi inspirado no “pão francês”, tradicionalmente carregado sob o braço. Segundo declarações de Fendi à Elle US este ano, o estilo surpreendeu pela originalidade na época de seu lançamento.
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Design atemporal
Em um período em que bolsas grandes e estruturadas dominavam as tendências, como a tote de couro preferida por Carolyn Bessette Kennedy, a Baguette se destacou por sua suavidade e pelo conceito de ser mantida próxima ao corpo.
“Pequena, mas perfeita para carregar os essenciais”, descreveu Venturini. Ela revelou que o processo criativo foi espontâneo: “Eu tinha tanta certeza da atitude desta alça curta que poderia ser parte do seu corpo”.
A popularidade da bolsa ganhou ainda mais impulso quando Carrie Bradshaw, personagem central da série “Sex and the City”, declarou a um assaltante que seu alvo não era apenas uma bolsa comum: “É uma Baguette”. Essa cena elevou a peça ao status de ícone cultural e de moda.

Diferentes edições
Desde então, a Fendi lançou diversas edições da Baguette com toques únicos, incluindo uma versão em couro perfumado criada em parceria com o perfumista Francis Kurkdjian e o modelo “Monster”, adornado com olhos de cartoon e pelagem. Com o passar dos anos, a marca desenvolveu uma visão filosófica sobre a atemporalidade da bolsa. “Considero a Baguette um manifesto do individualismo, pois ela é sempre a mesma, mas sempre diferente, sem nunca perder sua identidade. Independentemente do que fizermos com ela, sua personalidade e o prazer de usá-la permanecem intactos. Ela te protege e você a protege”, afirmou Venturini sobre o apelo contínuo do modelo.