O grupo de luxo francês Kering anunciou a nomeação de Francesca Bellettini como nova diretora executiva da sua icônica marca Gucci, substituindo Stefano Cantino, que ocupou o cargo por apenas nove meses. Essa mudança representa a primeira grande reestruturação sob a liderança do novo CEO do grupo, Luca de Meo.
Bellettini, nascida na Itália, iniciou sua trajetória profissional no setor bancário antes de avançar na hierarquia das marcas que compõem o portfólio da Kering. Desde 2023, ela atuava como uma das duas diretoras executivas adjuntas do grupo, supervisionando importantes casas de moda como Saint Laurent, Balenciaga e Bottega Veneta.
A empresa informou que Jean-Marc Duplaix continuará como diretor de operações da Kering. Além disso, as funções anteriores de Bellettini e Duplaix como diretores executivos adjuntos serão descontinuadas em função da nova estrutura organizacional implementada por de Meo.
Transição desafiadora
A transição de Bellettini para a liderança da Gucci ocorre em um contexto desafiador para a marca, que registrou quedas nas vendas de dois dígitos nos últimos anos, após um período prolongado de crescimento antes da pandemia. A mudança ocorre em um momento crucial, pois a Kering busca revitalizar o desempenho desta marca outrora vibrante, segundo o Fashion Network.
Além disso, a troca de liderança também serve para definir com mais clareza as responsabilidades executivas dentro da equipe de De Meo — um aspecto destacado por analistas e investidores após sua recente nomeação.