O designer mexicano-americano Willy Chavarria apresentou um pedido de desculpas formal ao povo de Oaxaca no último sábado, 9, após o lançamento do seu modelo de tênis slip-on em parceria com a Adidas, que gerou uma onda de críticas nas redes sociais.
Em declaração ao WWD, Chavarria expressou: “Para o povo de Oaxaca — quero falar do coração sobre o slip-on de Oaxaca que criei com a Adidas. A intenção sempre foi honrar o poderoso espírito cultural e artístico de Oaxaca e suas comunidades criativas — um lugar cuja beleza e resistência me inspiraram”.
“O nome ‘Oaxaca’ não é apenas uma palavra; é uma cultura viva, é um povo e sua história. Sinto muito que o calçado tenha sido apropriado nesse design e não desenvolvido em parceria direta e significativa com a comunidade oaxaqueña. Isso não corresponde ao respeito e à abordagem colaborativa que Oaxaca, a comunidade zapoteca de Villa Hidalgo Yalalag e seu povo merecem. Sei que o amor não é apenas dado — ele é conquistado por meio da ação. Com respeito, Willy Chavarria“.
A revelação do slip-on ocorreu no Museu de Arte em Porto Rico, provocando uma reação imediata relacionada à apropriação cultural. No entanto, as críticas também se concentraram no uso do nome “Oaxaca” e na percepção de que a fabricação do calçado teria ocorrido na China, e não no México.
A Adidas também se pronunciou, emitindo um pedido de desculpas: “A Adidas reconhece e valoriza a riqueza cultural das comunidades indígenas do México e o significado do seu legado artesanal. O ‘Oaxaca slip-on’ foi inspirado em um design oriundo de Oaxaca, enraizado na tradição de Villa Hidalgo Yalálag. Pedimos desculpas publicamente e reafirmamos nosso compromisso de colaborar com Yalálag em um diálogo respeitoso que honre seu legado cultural”.
Ícone urbano chicano
No evento de lançamento da coleção Adidas Originals x Willy Chavarria, o designer explicou que sua criação possui influência do huarache, uma sandália mexicana clássica que evoluiu para se tornar um ícone do estilo urbano chicano. Ademais, sua versão do calçado apresenta um cabedal intricadamente trançado em couro premium, disponível no formato slip-on com bico aberto.
Além disso, o design conta com uma sola grossa e exagerada, que proporciona aderência funcional. O logotipo da Adidas está estampado na lateral da sola. Enquanto o nome de Chavarria aparece na parte traseira do calçado e em seu interior, junto a um logotipo holográfico dourado da marca.
Entretanto, esta não é a primeira vez que o designer enfrenta controvérsias relacionadas ao seu ativismo. No mês passado, após seu desfile de moda masculina da primavera de 2026 em Paris, ele gerou descontentamento no presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Isso devido ao uso de modelos ajoelhados com cabeças raspadas vestidos em trajes brancos, os quais reuniram referências reminiscentes das fotos do “Centro de Confinamento para Terroristas” em seu país.