A parceria entre o estilista Jonathan Anderson e o cineasta Luca Guadagnino tem conquistado atenção não só pelos projetos em que trabalham juntos, mas pela forma como redefinem a relação entre moda e cinema. Em 2024, o filme “Challengers” fez sucesso não apenas pela trama de rivalidade e romance na quadra de tênis, mas também pela estética inovadora, que combinou roupas esportivas elegantes com um toque de alta costura. O responsável pelo visual impecável foi ninguém mais, ninguém menos que Anderson, que na época, era um dos destaques da Loewe.
Agora, os dois se unem novamente em “Artificial”, uma comédia sobre a inteligência artificial, estrelada por Andrew Garfield e Cooper Koch. O anúncio da colaboração foi feito recentemente e promete aprofundar, ainda mais, o laço criativo entre Anderson e Guadagnino. A parceria, que já gerou frutos como a participação do diretor na campanha da Loewe, é um reflexo de uma relação que vai além de simples admiração. Trata-se de uma sintonia entre as visões artísticas dos dois.
Parceria de anos
A ascensão de Jonathan Anderson no cinema, através dos figurinos, continua a impressionar por onde passa. Em 2023, por exemplo, ele vestiu Daniel Craig para a adaptação de “Queer”, de Guadagnino, trazendo um olhar diferenciado para a obra de William S. Burroughs. Já em “Challengers”, a combinação de roupas esportivas e athleisure luxuoso lhe rendeu uma indicação ao Costume Designers Guild Award 2024. Destacando, ainda mais, a interseção e funcionalidade entre moda e cinema.
Ver essa foto no Instagram
A química criativa entre os dois, está em um entendimento compartilhado de “gosto e estética”, elementos essenciais para ambos. Segundo o portal WWD, o figurino não é apenas uma ferramenta funcional, mas sim uma forma de arquitetura cultural, capaz de moldar e ampliar a narrativa de um filme.
A relação entre moda e cinema sempre foi profunda, seja nas roupas icônicas de “O Grande Gatsby” ou nas criações de Tom Ford em “Direito de Amar”. A moda tem a habilidade de dar camadas psicológicas aos personagens e transformar a estética de um filme, criando um impacto duradouro no público. A parceria entre Jonathan Anderson e Luca Guadagnino vai além de simples figurinos. Ela traduz a ideia de que a moda, quando bem trabalhada, deixa uma marca cultural. Como se viu no impacto dos moletons “I Told Ya”, da Loewe, que viralizaram após “Challengers”.