Campanha com Sydney Sweeney causa controversias e é criticada por conotações raciais
Nova campanha publicitária da American Eagle enfrenta críticas por slogan que alguns dizem refletir ideias eugenistas de beleza.
Campanha com Sydney Sweeney causa controversias e é criticada por conotações raciais
Nova campanha publicitária da American Eagle enfrenta críticas por slogan que alguns dizem refletir ideias eugenistas de beleza.
A nova campanha da American Eagle com Sydney Sweeney, parte da estratégia da marca estadunidense para conquistar o público mais jovem, gerou polêmica. Intitulada “Sydney Sweeney Has Great Jeans”, a ação busca conscientizar sobre violência doméstica, mas recebeu críticas por explorar duplos sentidos ligados ao corpo da atriz.
Em um vídeo da campanha, Sweeney risca “genes” (genes) e escreve “jeans” (calças jeans). O trocadilho — “ótimos jeans” e “ótimos genes” — provocou acusações de eugenia, já que a expressão historicamente exalta padrões ligados à branquitude, magreza e atratividade.
Nos vídeos, Sweeney também menciona que sua “composição corporal vem dos seus genes” enquanto a câmera foca no decote, reforçando o debate sobre sexualização e intenção da campanha.
Apesar das críticas, as ações da American Eagle subiram 20% na última semana, adicionando cerca de US$ 400 milhões ao valor de mercado. A marca ainda anunciou que todo o lucro do modelo The Sydney Jeans será doado à Crisis Text Line, que apoia vítimas de violência doméstica.