A Beyond Retro, marca conhecida por revitalizar o universo da moda vintage, deu mais um passo em direção à sustentabilidade com o lançamento de sua maior coleção até hoje, composta exclusivamente por materiais que seriam descartados em aterros sanitários.
Sob a nova iniciativa batizada de Beyond Retro Label Initiative, todas as peças são confeccionadas a partir de insumos reciclados — representando 99,9% dos materiais que normalmente não seriam aproveitados para venda nas lojas da marca. Esses elementos ganham nova vida em criações descritas como “silhuetas ousadas e contemporâneas”, alinhadas às tendências atuais, mas com alma retrô.
A empresa destaca seu compromisso com a qualidade durante todo o processo. Os materiais reaproveitados, segundo a Beyond Retro, apresentam uma “beleza impressionante” e exigem cuidados técnicos específicos para manter sua integridade.
Anualmente, os profissionais responsáveis pela triagem chegam a manusear cerca de 42 milhões de quilos de roupas. Garantindo assim a reposição constante de itens vintage nas lojas e o abastecimento da fábrica com tecidos reaproveitáveis.
Tecidos de segunda mão
De acordo com informações do Fashion Network, essa metodologia de produção, considerada internamente como uma verdadeira “mina de ouro”, tem bons resultados. Um bom exemplo é na recuperação de aproximadamente 600 mil peças que, de outra forma, teriam como destino final os aterros.
Toda a coleção Beyond Retro Label é produzida com tecidos de segunda mão, reutilizando acabamentos e ferragens sempre que possível. Entre os destaques da temporada estão jaquetas de veludo, camisas com bordados western, peças em denim com patchwork em formato hexagonal, além de saias e blusas inspiradas no vestuário corporativo.