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    À moda da casa: móveis assinados por marcas e estilistas brasileiros

    À moda da casa: móveis assinados por marcas e estilistas brasileiros

    POR Gabriel Fusari

    Não é de hoje que marcas de moda estendem seu design para além das roupas. Nos últimos anos, o mobiliário virou extensão do discurso de marca — seja no ponto de venda, em colaborações ou como linha própria. Como não se lembrar de Paul Poiret, que já no início do século XX vestia a casa de suas clientes com suas criações inconfundíveis. Por aqui, não poderia ser diferente. Quando a Neon ainda vibrava nas passarelas da São Paulo Fashion Week, Dudu Bertholini e Rita Comparato lançaram uma coleção de cadeiras, puffs e poltronas, ainda nos primeiros anos da década de 2010. Anos depois, Reinaldo Lourenço fez essa mesma travessia, em 2017, ao assinar três coleções para a Breton. Depois veio a Lilly Sarti, em 2021, com a linha Agogo e um sofá de veludo que virou ícone.

    No mesmo ano, a joalheira Paola Villas lançou uma coleção de móveis que ecoavam suas joias em forma e escala. A Misci, com raízes no design, lançou sua cadeira pilão em parceria com o Estúdio Orth ao inaugurar a loja no Cidade Jardim, mas já vinha explorando tapetes e outros objetos. Na Pace, Felipe Matayoshi transformou a loja-café em vitrine para sua primeira linha de mobiliário, apresentada em 2024.

    A Foz surgiu com o abajur Luzia, inspirado nos ofícios artesanais da Ilha da Madeira. Depois, apresentou o banco Calixto, com revestimento têxtil desenvolvido em parceria com Victor Vasconcellos e a Boobam. Já o Forca Studio, ao abrir sua loja, decidiu criar suas próprias peças — madeira, mármore, Astronox e couro vermelho tomaram conta do ambiente, unificando a linguagem entre roupa e espaço.

    No fim das contas, o que veste o corpo também pode vestir a casa.

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